Patrocinado

O ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad, revelou preocupação com uma possível vitória do candidato da direita argentina ao cargo de presidente do país, Javier Milei.

AINDA: ‘Comício do Presidente do STF’ é questionado pelo Estadão

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

VEJA: Petistas incluindo ministros e Lula divulgaram nota em defesa dos terroristas do Hamas em 2021. Veja a nota e signatários

O ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad, revelou preocupação com uma possível vitória do candidato da direita argentina ao cargo de presidente do país, Javier Milei.

– É natural que eu esteja [preocupado]. Uma pessoa que tem como uma bandeira romper com o Brasil, uma relação construída ao longo de séculos, preocupa. É natural isso. Preocuparia qualquer um… Porque em geral nas relações internacionais você não ideologiza a relação – disse o petista.

VEJA: Falta de penalização em escândalos de corrupção justifica reprovação do Brasil pela OCDE

O conservador argentino de 52 anos é formado em economia pela Universidade de Belgrano e natural de Buenos Aires. Ele venceu as eleições primárias da Argentina, que ocorreram em agosto. Trata-se de uma votação prévia e obrigatória para selecionar os candidatos que serão habilitados a concorrer às eleições presidenciais, que ocorrerão neste domingo (22).

No entendimento de Haddad, “não se transpõe para as relações internacionais as questões internas”.

O ministro considerou que Lula, mesmo tendo visão ideológica antagônica a alguns chefes de Estado, não transfere para o tratamento diplomático tal discordância.

– É um vizinho do Brasil, principal parceiro na América do Sul. Então preocupa quando um candidato diz que vai romper com o Brasil. Você fez o quê para merecer esse tipo de tratamento – questionou.

MAIS: “Comunistas nervosos e com ações diretas contra mim”, afirma Milei sobre interferência de Lula

MAIS: Harvard perde apoio de bilionários após ações contra Israel

Milei e o Brasil

A questão de Milei segundo o próprio não é com o Brasil e sim com a ideologia e modo de governo do atual presidente Lula, segundo Milei, “comunista”. Milei também denunciou a ‘jogada’ de Lula para tentar influenciar o resultados das eleições da Argentina contrárias a ele, através de dinheiro enviado para seu principal oponente e atual ministro da Economia do país empréstimo do Banco Latino Americano.

Simone Tebet, ministra do Planejamento inclusive te atual representante do Brasil no Banco terá que dar explicações sobre o tema na Câmara dos Deputados.