Patrocinado
Início Direitos “Moraes fere de morte diversos direitos fundamentais com medidas aplicadas ao ex-presidente...

“Moraes fere de morte diversos direitos fundamentais com medidas aplicadas ao ex-presidente Bolsonaro”, afirma Constitucionalista

Imagem: Arquivo TSE
Patrocinado

A especialista em Direito Constitucional Vera Chemim avalia que as recentes medidas judiciais aplicadas a Jair Bolsonaro apresentam elementos de desproporcionalidade, mesmo que aparentemente legais do ponto de vista jurídico.

MAIS: Banco suíço é condenado a multa bilionária em caso ligado a corrupção da Lava Jato. Enquanto no Brasil todos são liberados

Patrocinado

De acordo com Chemim, embora o artigo 312 do Código de Processo Penal permita a decretação de prisão preventiva em casos de descumprimento de medidas cautelares, as restrições adicionais impostas ultrapassam os limites razoáveis. Restrições à comunicação Entre os pontos criticados pela especialista está a proibição de comunicação com pessoas além de familiares e advogados.

SAIBA: O Globo chama Moraes de Malandro que ignora os limites constitucionais. “Já Lula desrespeita regras democráticas. Impondo o tarifaço americano ao Brasil”

“Impedir a comunicação de qualquer forma com qualquer pessoa fere de morte o direito fundamental à liberdade de expressão, à liberdade de comunicação e, por consequência, a liberdade das pessoas se informarem e também a liberdade da imprensa”, argumenta.

LEIA: Sem coragem para negociar com Trump. Governo Lula usa dinheiro público para pagar escritório americano para tentar reverter Magnitsky imposta a Moraes e outras…

Como ter sua cédula Uruguaia

AINDA: Lula dá asilo à ex-primeira dama do Peru condenada por corrupção na Lava-Jato. PGR pede reforço policial para vigiar Bolsonaro sem nenhuma comprovação de…

Questionamentos sobre busca e apreensão A especialista também questiona a fundamentação jurídica do mandado de busca e apreensão executado posteriormente à imposição da prisão domiciliar.

LEIA: Banco do Brasil e Petrobras estão sendo sucateadas pela gestão Lula, afirma gestor

Segundo ela, a decisão de recolher todos os celulares carece de sustentação legal. Na avaliação de Chemim, as decisões tomadas demonstram um desvio do que se espera de uma atuação judicial equilibrada. “Essa decisão está extrapolando da função de um juiz equilibrado, de um juiz que deve decidir de uma forma serena e imparcial”, conclui. As informações foram divulgadas pela CNN.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Patrocinado