Patrocinado

MP quer que TCU reverta penalidades de empresas condenadas na Lava Jato. subprocurador federal Lucas Rocha Furtado pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que anule penalidades impostas a empresas condenadas em processos da operação Lava Jato que usaram provas do acordo de leniência da Odebrecht – anuladas por decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

MAIS: Lula ignora a tragédia do Sul e embarca para Índia

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

LEIA: Lula propõe voto secreto no STF após críticas da esquerda a Zanin

O MP que atua junto à Corte de Contas quer que sejam tornadas sem efeitos as declarações de inidoneidade para licitar com a administração pública, “em respeito ao devido processo legal e de modo a prevenir a insegurança jurídica decorrente da aplicação de sanções baseadas em processos derivados de atos judiciais anulados pelas instâncias competentes”.

A decisão se dá na esteira da decisão em que Dias Toffoli anulou todas as provas e elementos obtidos a partir do acordo de leniência da Odebrecht, a pedido da esposa de Zanin, Ministro do STF e ex-advogado de Lula. Como mostrou o Estadão, o despacho pode levar a um ‘efeito cascata’, com consequências que deverão ser analisadas caso a caso.

SAIBA: Ex-diretor da Odebrecht denuncia pagamentos a ex-presidentes do Peru no âmbito da lava jato nas últimas duas décadas

No documento de 2 páginas, Lucas Rocha Furtado diz que a Lava Jato inabilitou a indústria de construção civil pesada do país e criou um clima de terra arrasada no Brasil.

– Objetivando reparar esse erro histórico e no intuito de reabilitar as empresas da construção civil pesada que tiveram decisões de inabilitação para participar de licitações públicas, bem como calcular os danos causados ao erário pela Operação Lava Jato e cobrar dos agentes responsáveis o débito acarretado à União, é que apresento a presente representação – indicou.

MAIS: Associação de Juízes inicia ação contra Dias Toffoli que anulou provas da Lava Jato usadas em vários países

O subprocurador-geral não fez nenhum pedido cautelar – medida mais urgente – ao TCU. A ideia é a de que a Corte analise e discuta a eventual reabilitação das empresas caso a caso.

VEJA: Brasil termina primeiro semestre com 400 mil empresas encerradas

Em sua avaliação, em cumprimento à decisão do STF, a Corte de Contas deve adorar providências para “buscar a reparação todos os danos perpetrados pelos agentes envolvidos na Operação Lava Jato, bem como reabilitar as empresas que tiveram declaração de inidoneidade com base em decisões anuladas pela recente decisão do STF e em outras anteriores da própria Suprema Corte e de instâncias inferiores do Poder Judiciário”.

AINDA: MEI agora é obrigado a emitir nota fiscal eletrônica. Veja o passo a passo