Patrocinado

O empresário Elon Musk reagiu publicamente às sanções impostas pelos Estados Unidos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, sancionado com base na Lei Magnitsky, que visa responsabilizar indivíduos acusados de violar direitos humanos e corrupção. Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter), respondeu com emojis a uma publicação do secretário de Estado americano Marco Rubio, demonstrando apoio e entusiasmo em relação às medidas punitivas contra Moraes por desrespeito aos direitos humanos.

MAIS: Alexandre de Moraes é o primeiro a ser sancionado pela Lei Magnitsky, para aqueles que desrespeitam os direitos humanos. Ministro deve usar o Banco…

A reação de Musk ocorre após um longo confronto entre o empresário e o magistrado brasileiro, que inclui decisões judiciais como o bloqueio do X no Brasil por 38 dias em 2024, devido à recusa da plataforma em censurar perfis conforme proibido pela legislação brasileira. Musk chegou a criticar duramente Moraes, chamando-o de “criminoso declarado” e “ditador do Brasil”, evidenciando o elevado grau de antagonismo entre ambos.

AINDA: STF confisca R$18,35 milhões do X e Starlink para governo Lula e desbloqueia contas

O ministro do STF Moraes agora faz parte da lista global de violadores dos direitos humanos, está ao lado de assassinos e ditadores além dos bandidos do PCC. O fato não deixa o ministro com reputação ilibada para se manter no STF se a Constituição for respeitada, afirmam especialistas.

MAIS: Lula sem trabalhar efetivamente pela redução da tarifa de exportação dos EUA recebe alerta da CNI. Brasil vai perder mais de R$ 19 bilhões,…

AINDA: Mundo volta os olhos para o Congresso Nacional após denúncias de Elon Musk a Moraes

Além disso, Musk levantou na época a possibilidade de sanções econômicas mais severas contra Moraes, como o confisco de bens nos Estados Unidos, questionando se o ministro possui propriedades naquele país. Explicou ainda no momento que a hipótese estava sendo considerada no governo Trump. Isto devido as ações do ministro contra plataformas digitais, como no caso da suspensão da Rumble no Brasil, outra disputa judicial que ganhou repercussão internacional. A inclusão de Moraes na lista de sanções leva ao fechamento de contas bancárias em instituições financeiras americanas e mesmo brasileiras que atuem sob jurisdição dos EUA.

MAIS: Banco Master coloca sistema de pagamento estatal chinês no Brasil. Usar dinheiro e cartão de crédito sem passar pelas empresas e Bancos americanos

Saiba como conseguir sua segunda residência em outro país e como proteger seu patrimônio do Brasil, tendo outra residência fiscal. Entre no telegram Clique aqui. Estamos formando o grupo e em breve colocaremos todos os detalhes neste canal.

VEJA: Presidentes do Parlamento “com lealdade canina ao STF abandonam o povo e curtem férias” após Moraes impor IOF e calar Bolsonaro sem condenação

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

AINDA: Sem negociação efetiva do governo Lula sobre tarifa americana, empresas brasileiras em dificuldade começam a anunciar férias coletivas

Como morar no Uruguai legalmente

Musk escreveu: “fool around and find out” (quem procura acha, em tradução livre), usado para alertar para o fato de que atitudes imprudentes podem ter consequências.

MAIS: Suzano e Weg estão entre as empresas favorecidas por Trump. Lula por sua vez nada faz pelas empresas brasileiras

O impacto da sanção pode se estender para além das fronteiras dos EUA. Países aliados, como Reino Unido, Canadá e integrantes da União Europeia, tem histórico de adotar medidas semelhantes em alinhamento com Washington, o que pode agravar o isolamento diplomático de Moraes. A depender da amplitude das sanções, até familiares e associados do ministro podem ser incluídos nas restrições.

SAIBA: Embraer sobe após ser beneficiada por medida de Trump, sem nenhuma ação de Lula para resolver o impasse

O histórico de tensões envolve ainda processos judiciais nos Estados Unidos, nos quais empresas como Rumble e a Trump Media movem ações contra Moraes devido a violação da soberania americana, por ordens judiciais que afetariam contas de usuários e a atuação dessas plataformas.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada