Patrocinado

Sobre a crise entre Petrobras e a política brasileira muito ainda está escondido, e aos poucos vai sendo desvendado. A pressão do governo sobre o presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), Jean Paul Prates, foi resumida em uma frase por uma fonte da empresa que acompanha os conflitos internos: “Prates não entrega o que prometeu”.

VEJA: Antônio Palocci que denunciou o “pacto de sangue” de Lula com a Odebrecht tem bens devolvidos pela justiça referente a Lava Jato

Oficialmente, os sindicatos de petroleiros ligados ao PT dizem apoiar Prates, mas o presidente da Petrobras já foi criticado por eles. A FUP, por exemplo, disse recentemente que a gestão da empresa “não pode ficar refém do jogo do mercado financeiro, frustrado pelo não pagamento de dividendos extraordinários” e elogiou a decisão do governo de ter um representante do Ministério da Fazenda no conselho de Administração para “dar equilíbrio às decisões”.

MAIS: Justiça Eleitoral ataca a democracia e utiliza meios ilegais para obter dados e censurar usuários das redes sociais mostram, documentos de jornalista americano

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

MAIS: Banco Central afirma que inflação acima da meta em 2023 se deve ao aumento de impostos

Segundo fontes, o executivo não conseguiu desatar as “amarras corporativas” sobre política de preços e, mais recentemente, sobre a distribuição de dividendos aos acionistas. O governo, por sinal, espera informações da Petrobras para definir qual posição defenderá no Conselho de Administração sobre o tema.

VEJA: Inadimplência e endividamento crescem em março, governo Lula piora a situação das famílias

A visão entre os dirigentes da Petrobras é que o apoio a Prates caiu vertiginosamente até entre os que estavam com ele.

O episódio dos dividendos fez o ex-senador balançar no cargo. Até o mês passado, no entanto, uma eventual saída ocorreria somente em caso de renúncia. Não é mais assim, segundo fontes consultadas.

AINDA: Balança comercial tem o pior resultado para março desde 2021

O ponto alto da crise, agora, é a entrevista do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, deu à Folha de S.Paulo, em que evitou a todo custo elogiar ou defender Prates. (VEJA VÌDEO).

Agora Haddad e também entrou nas negociações da Petrobras e com isto Prates ficou ainda mais desvalorizado. Na última sexta-feira 06, Prates não participou de nenhuma reunião na Companhia, segundo fontes.