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Otimismo com negócios no Brasil cai a mínima desde 2020. O sentimento dos negócios no Brasil sofreu nova queda em fevereiro, colocando o País como uma das poucas exceções no momento de melhora de projeções captado pela pesquisa da S&P Global. As expectativas da atividade de negócios no Brasil recuaram para 37% agora, o patamar mais baixo desde junho de 2020.

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Das economias acompanhadas pelo índice, apenas Índia e Japão mostraram comportamento de retração nesse último levantamento. As médias global e dos mercados emergentes foram de 32% e 33% respectivamente, porém estas economia estavam com níveis de inflação superior a do Brasil que começou a subir em 2023.

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A pesquisa captou piora quando comparado a 2022 nas expectativas de produção, lucratividade e emprego, inflação, incerteza nas políticas públicas, aumento do endividamento, riscos de insolvência e custos excessivos de empréstimos foram citados como obstáculos às perspectivas.

Também houve revisões para cima nas expectativas de inflação, com um saldo líquido maior dos entrevistados prevendo preços mais altos de insumos, custos com pessoal e encargos de produção.

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A S&P Global pondera que, mesmo com a retração, o otimismo no Brasil ainda ficou entre os mais altos, atrás apenas da Irlanda e do Reino Unido.

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Entre os dados positivos, as empresas identificaram oportunidades de crescimento, como investimento em biocombustíveis e energia limpa, diversificação de produtos, exportação, publicidade e turismo. Algumas empresas também esperavam ter acesso a crédito mais barato e fácil, bem com reformas fiscais favoráveis.

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Para Pollyanna De Lima, diretora associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, as empresas pareceram um tanto divididas sobre temas semelhantes nessa última pesquisa. “Alguns esperam que a inflação diminua e as taxas de juros caiam, enquanto outros preveem o contrário. O grau de incerteza sobre o rumo das políticas públicas também permaneceu elevado”, comentou em nota.

A pesquisa global da S&P capta as perspectivas das empresas para os próximos 12 meses. Valores acima de zero apontam para otimismo. O valor do saldo líquido é calculado deduzindo o número ode entrevistados que esperam uma deterioração ou diminuição nos negócios ante o número de entrevistados que esperam uma melhora ou aumento.

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