Patrocinado

A bancada da oposição cobrou, nesta segunda-feira (28), mais transparência sobre os custos da viagem da comitiva brasileira enviada a Roma para o funeral do Papa Francisco. Um Requerimento de Informações foi protocolado pelo líder da oposição na Câmara, deputado federal Zucco (PL-RS), direcionado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa.

MAIS: Governo Lula eleva em quase 50% teto de juros que instituições financeiras poderão cobrar de empréstimos e microcrédito do Programa Acredita

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado da primeira-dama e de uma comitiva de autoridades brasileiras, chegou a Roma na última sexta-feira (25) para participar do velório do papa Francisco e das cerimônias de despedida do pontífice no Vaticano. Cerca de 20 pessoas acompanharam Lula na viagem e retornaram ao Brasil no sábado (26).

SAIBA:Irmão de Lula é vice-presidente de sindicado que recebia desvios do rombo nos aposentados

O parlamentar questiona a composição da comitiva, os critérios utilizados para a escolha dos integrantes e, principalmente, o valor total das despesas públicas, incluindo passagens aéreas, hospedagem, diárias e demais custos logísticos.

MAIS: Indicado por Lula e Carlos Lupi é afastado da presidência do…

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

SAIBA: Manobras fiscais do governo Lula direcionam o Brasil para colapso econômico afirma TCU

“Enquanto os Estados Unidos enviaram apenas duas pessoas — o presidente Donald Trump e sua esposa Melania — o Brasil organizou um verdadeiro ‘Bonde do Lula’ para atravessar o Atlântico”, ironizou Zucco. “Queremos saber quanto custou esse desfile de vaidades bancado com dinheiro do contribuinte.”

O requerimento pede informações detalhadas como a lista nominal de todos os integrantes da delegação, a justificativa técnica ou representativa para cada nome, o valor discriminado de cada despesa e o período total da viagem. O deputado também solicitou esclarecimentos sobre as medidas adotadas pelo governo para garantir o respeito ao princípio da moralidade administrativa previsto na Constituição.

LEIA: Presidente do Grupo Cedro e membro do Conselhão de Lula com contrato como governo envolvido em mineração ilegal em Belo Horizonte…

Zucco criticou ainda o que classificou como gastos desproporcionais em um momento de dificuldades econômicas e cortes em áreas essenciais. “O Brasil precisa de respeito e austeridade, não de um séquito presidencial em momentos que exigem sobriedade e responsabilidade com o dinheiro público”, afirmou.

LEIA: Hugo Motta faz jantar para Lula e aliados com vinhos de mais de R$1 mil a garrafa, no dia seguinte retira anistia da pauta,…

Além do presidente e da primeira-dama, estiveram presentes no velório diversas figuras dos Três Poderes. A delegação incluiu o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. A Tesoureira do PT também estava na comitiva e a namorada do ministro do STF, Rita Nolasco.

LEIA: Presidente do Grupo Cedro e membro do Conselhão de Lula com contrato como governo envolvido em mineração ilegal em Belo Horizonte…

Também integraram a comitiva o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), além de parlamentares de diferentes partidos e regiões do país: os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Leila Barros (PDT-DF) e Soraya Thronicke (Podemos-MS); os deputados federais Luis Tibé (Avante-MG), Odair Cunha (PT-MG), Padre João (PT-MG), Reimont (PT-RJ), Luiz Gastão (PSD-CE), Dagoberto Nogueira (PSDB-MS) e Professora Goreth (PDT-AP). O assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, também esteve presente.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada