Patrocinado
Início Variedades Paulo Lemann com 3G Capital Compra da Unilever por um Fio

Paulo Lemann com 3G Capital Compra da Unilever por um Fio

Paulo Lemann com 3G Capital Compra da Unilever por um Fio
Foto Divulgação

Será que Unilever Resiste as Investidas Determinadas?

Muito se cogitava sobre a próxima meta na mira de Lemann e seu fundo, já tratamos do assunto no portal em matéria anterior, a revelação foi feita. A 3G Capital, fundo de Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, Anunciou seu novo alvo, a gigante de produtos de consumo Unilever.

O fundo é conhecido por ser o dono da AB Inbev, mas é muito mais que isso. Nos últimos anos, construiu um império no setor de alimentos e bebidas, a partir de fusões de importantes concorrentes.

Em 2011, a 3G Capital comprou a rede de fast food Burger King por US$ 3,26 bilhões. Incluindo a dívida que a 3G assumiu, o valor do negócio subiu para US$ 4 bilhões.

Três anos depois, a Burger King adquiriu a canadense Tim Hortons, rede de cafés e donuts. A fusão criou uma empresa com receitas anuais estimadas de US$ 23 bilhões e 18 mil restaurantes em 100 países.

Em 2013, o megainvestidor Warren Buffet, a partir de seu fundo Berkshire Hathaway, se tornou parceiro do grupo brasileiro em uma nova operação. A Kraft se fundiu com a Heinz e as duas se tornaram a 5ª maior companhia de alimentos do mundo. A aquisição chegou a 56 bilhões de dólares.

Em 2016, mais uma operação chegou às manchetes. Em julho, a AB InBev anunciou a fusão com a SAB Miller. A compra de 108 bilhões de dólares criou o maior grupo de cerveja do mundo, responsável por 30% do mercado global.

Paulo Lemann com 3G Capital a Compra da Unilever por um Fio

Com uma aquisição de peso a cada dois anos, o mercado já aguardava uma nova proposta agressiva de aquisição. As especulações acabaram, com a negociação bilionária com a Unilever.

A fusão criaria uma nova líder global em alimentos, de acordo com a Euromonitor. Em alimentos embalados, a Unilever tem uma participação de mercado de 1,59% e a Kraft Heinz domina 1,40% do mercado. Juntas, elas ultrapassariam a Nestlé, que detém 2,85% do mercado, em faturamento, segundo a instituição.

A Kraft Heinz tem até o dia 17 de março para formalizar a proposta pela rival e espera continuar as conversas. Já a Unilever recusou a oferta inicial e falou que não há razões para negociações futuras.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile