Patrocinado

Os investidores americanos reagiram com imediata aversão a risco após a divulgação de dados reforçando a resiliência do mercado de trabalho. O Payroll, considerado um dos mais importantes relatórios de emprego americano, apresentou número bem acima do esperado.

AINDA: Governo Lula tenta “barrar Eletrobras por interesse político e não pelos serviços aos cidadãos”, afirma Estadão

A expectativa era de uma desaceleração na abertura de postos de trabalho em dezembro para 175 mil vagas, contra 199 mil vagas registradas em novembro. Um número abaixo das estimativas deveria impulsionar as apostas em um corte de juros ainda em março pelo FED. No entanto, o dado ficou bastante acima do consenso do mercado em 216 mil novas vagas.

LEIA: Perfis da Mindy8 ligada a esquerda brasileira são seguidos por 7 em cada 10 internautas

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Lindberg Faria tem condenação por improbidade confirmada e perde direitos políticos

Logo após a divulgação, os futuros de Wall Street aprofundaram a queda, e o S&P 500, por exemplo, chegou a recuar quase 0,6%. O movimento, no entanto, foi seguido de forte recuperação, minutos depois com a revisão do dado de novembro, reduzindo o número de postos abertos naquele mês de 199 mil para 173 mil. Às 11h15, os futuros do indicador apontavam para uma abertura em queda bem mais contida, próximo a 0,10%.

MAIS: STF interfere no futebol e reconduz Ednaldo à presidência da CBF

Os juros futuros apresentaram movimento parecido, com a piora imediata em reação ao dado e uma recuperação parcial das taxas em seguida. Os juros previstos para prazos acima de um ano subiam entre 3 e 5 pontos base. E as as probabilidade do início do ciclo de cortes de juros em março deste ano, de acordo com a precificação da curva de juros, saíram de mais de 70% no fechamento de ontem para pouco mais de 50% agora.

MAIS: Petrobras é cliente da Mynd8 além de Coca-Cola e outras

A bolsa brasileira reagiu de forma parecida aos dados e reverteu a queda do início da manhã, para operar em alta próxima a 0,20%, aos 131,5 mil pontos. As taxas dos juros futuros locais também subiam, o que afetou as expectativas de corte da Selic. A precificação de mercado atual vê a taxa mais próxima de 9,50% no fim do ciclo de cortes, contra os 9% observados poucos dias atrás.

VEJA: Senadores assinam manifesto contra evento Lulista em 08 de janeiro. Afirmam que a atuação parcial das instituições republicanas coloca em risco a democracia