Petrobrás tem ganhos milionários e analista recomenda por dividendos

Gerente anapetro da Petrobras é demitido após investigação de Insider Trading
Patrocinado

Petrobrás tem ganhos milionários e analista recomenda por dividendos. A Petrobras (PETR4) comunicou que obteve ganhos de R$ 342 milhões entre 2021 e 2022, como reflexo da implementação de uma série de avanços em sua gestão da cadeia de suprimentos, voltada para suas atividades de exploração e produção, refino e transporte de produtos e serviços.

E ainda, segundo a empresa, os ganhos da Petrobras foram obtidos, principalmente, devido aos avanços na gestão de suprimentos para manutenção, reparo e operação das unidades operadas pela companhia – como plataformas de produção, embarcações de apoio, sondas de perfuração, unidades de tratamento de gás, entre outras.

VEJA TAMBÉM: Áudio de Lula em pânico é legítimo confirma perita federal

“Essa economia contribuiu para os resultados já apresentados pela empresa, refletindo a redução em 25% da cobertura de estoque da Petrobras – bem como o corte de 34% de excesso de estoque e de 40% dos códigos de materiais ativos na companhia”, afirma a estatal.

Quando o assunto são os dividendos, atualmente, os dividendos da Petrobras já colocam a estatal como a maior distribuidora de proventos do mundo, dado o dividend yield (DY) de 53,6%, segundo dados do Status Invest.

LEIA AINDA: Fatos que devem movimentar o mercado no dia

Desta forma, analistas acreditam que com um eventual prosseguimento do plano de negócios atual da empresa, de desinvestimento e venda das refinarias, a Petrobras seguirá com uma dinâmica vantajosa por conta de alguns pontos positivos, incluindo os dividendos.

Entre estes pontos estão o foco da empresa seguindo seus esforços financeiros no desenvolvimento do pré-sal.
Possibilidade de dividendos extraordinários, considerando um nível de produção esperado e a atrativa curva de preços do petróleo, a geração de caixa da empresa deve ser suficiente para executar o seu plano de investimentos esperados para 2022-2026.
E ainda venda de refinarias com a conclusão da venda das refinarias da Petrobras trazendo uma menor percepção de risco ao case da Petrobras, o que deve acabar por trazer uma reprecificação no ativo.

MUNDO CRIPTO: Fatos que devem movimentar o mercado no dia

Por outro lado analistas exliparam que a companhia pode ter sua tese revisada a depender do resultado das eleições.

Sendo que os principais riscos para tese de investimento da empresa é são uma mudança na orientação estratégica da empresa, e uma queda expressiva nos preços do petróleo, fazendo com que a empresa tenha que alterar seus planos de expansão da produção e passar a ser menos generosa quanto ao pagamento de dividendos”, diz a Genial.

Além disso, outro risco é uma eventual “alteração nas leis das estatais e mudanças no estatuto da Petrobras com objetivo de uso político das operações da Petrobras e um derramamentos ou catástrofes ambientais”.

E assim, a depender do resultado da corrida eleitoral, podemos ter uma empresa diferente em relação ao que ela foi nos últimos anos. Em nossa leitura, o atual valuation da Petrobras reflete, ainda que parcialmente, essa incerteza. O resultado da corrida eleitoral presidencial vai nos dar uma orientação mais clara sob qual orientação estratégica a Petrobras deve seguir nos próximos anos a depender da orientação econômica do vencedor do pleito”, explicou a Genial investimento.

ANÁLISE: Banco Inter é o digital mais promissor sinaliza Itaú BBA

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada