Ciclo de alta da Selic chega ao fim, segundo Banco Central

Selic pode subir de acordo com inflação, apontam Bancos
Patrocinado

Ciclo de alta da Selic chega ao fim, segundo Banco Central. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (21), por manter a taxa Selic em 13,75%. Com isso, a autoridade interrompe um ciclo de 12 altas seguidas na taxa básica de juros, iniciado em março do ano passado.

Com isto, a decisão da autoridade monetária veio em linha com a expectativa de uma parte dos analistas. O mercado estava dividido entre uma manutenção da taxa em 13,75% e uma alta residual 0,25%. Não foi uma decisão unânime: dois membros do comitê votaram a favor de uma elevação da taxa para 14% ao ano.

ORGANIZE SEUS INVESTIMENTOS: Fim de altas da Selic como organizar os investimentos

Contudo, o Banco Central afirmou, em comunicado, que “a inflação ao consumidor, apesar da queda recente em itens mais voláteis e dos efeitos de medidas tributárias, continua elevada”. As medidas de inflação subjacente continuam acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação.

Porém, entre os riscos de alta para o cenário inflacionário e as expectativas de inflação, o Copom destaca uma maior persistência das pressões inflacionárias globais e incerteza sobre o futuro do arcabouço fiscal do país e estímulos fiscais adicionais.

Entretanto, o Copom não sinaliza quando deve começar a baixar os juros. “O Comitê se manterá vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Petrobrás tem ganhos milionários e analista recomenda por dividendos

E ainda, o BC enfatizou que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que o Copom não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado.

Por fim, a nota do Copom lembrou que desde a última reunião, no início de agosto, o índice de preços ao consumidor amplo (IPCA) registrou dois meses seguidos de deflação. O índice recuou sob influência da redução de impostos sobre energia, combustíveis e serviços de telecomunicações. A Petrobras vem anunciando sucessivas reduções nos preços da gasolina e do diesel.

VEJA AINDA: Fundos Imobiliários descontados segundo analistas