Fim de altas da Selic como organizar os investimentos

Dividendo superior a altas da Selic mesmo depois da elevação feita pelo
Patrocinado

Fim de altas da Selic como organizar os investimentos. Após o Banco Central sinalizar, na última ata do Copom (Comitê de Política Monetária), que não fará novos aumentos na taxa básica de juros, atualmente em 13,75% ao ano. A movimentação coloca um ponto final nos sucessivos reajustes da taxa Selic que começaram em março de 2021. 

Enquanto a redução não aparece no radar, a estagnação da taxa dá destaque para algumas modalidades de investimentos, como a renda fixa, que ganhou força no último ano e continua sendo uma boa opção no momento, na visão dos analistas. 

Veja também:

Petrobras é denunciada ao TCU pela Anapetro

“A atratividade da renda fixa está subindo desde o ano passado, acompanhando o aumento dos juros, principalmente em títulos atrelados à Selic, como o Tesouro Selic, que está com rendimento de 13,75% ao ano. Os títulos atrelados à inflação também estão subindo por causa da inflação em constante alta”, comenta a chefe de economia da Rico. 

Porém, é possível perceber que os títulos pré-fixados, aqueles que têm sua taxa de rentabilidade determinada no momento da contratação, estão com uma leve vantagem em relação aos pós-fixados, que acompanham as variações dos indicadores como inflação e taxa de juros em tempo real. 

Veja ainda: Antigo Hotel Urbano Hurb, é investigado pelo Ministério Público

Entretanto, com a possibilidade da queda desses indicadores nos próximos meses, o que tornará as rentabilidades menos atrativas. Desta forma, os investidores estão buscando os títulos pré-fixados pela segurança de saber que contarão com o mesmo rendimento de hoje no futuro. 

Muitos analistas afirmam que as taxas pré-fixadas de longo prazo estão mais baixas que as de curto prazo. No caso dos títulos indexados ao IPCA, as taxas pré-fixadas desse tipo de papel têm demonstrado um crescimento. Esse é outro indicativo de que o mercado está trabalhando com a inflação ancorada.

APRENDA MAIS: Small Caps o que são e quais as mais valorizadas?

Tem líderes de mercado na nossa Bolsa, há histórias de microempresas muito positivas, então é preciso analisar o que faz sentido para o perfil do investidor, qual é o seu objetivo para entender quais papéis valem a pena. Porém todos afirmam que é importante ter cautela. “Nem tudo está barato e nem tudo que caiu vai subir”.

O ideal é você aprender sobre vários tipos de investimento para fazer suas escolhas. Faça parte do clube e tenha conhecimento isento e gratuito.