Patrocinado

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta (23) a 27ª fase da Operação Lesa Pátria, que busca identificar pessoas que supostamente financiaram e fomentaram os atos de 8 de janeiro de 2023 que levaram à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.

SAIBA: Marcelo Odebrecht ganha de Toffoli no STF, anulação de todos os atos da justiça sobre ele na operação Lava Jato. Na Suíça os crimes continuam ativos

De acordo com as primeiras informações, são cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 2 de monitoramento eletrônico (tornozeleira eletrônica) no Paraná (7), Goiás (1), Mato Grosso (1), São Paulo (7) e Rondônia (2). Os alvos desta nova fase não foram divulgados.

MAIS: Governo suspende leilão para importar arroz após países incluírem “custo da propaganda”

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

A PF informa que foi, ainda, determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. “Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões”, diz a autoridade.

Segundo a corporação, os envolvidos podem ser indiciados nos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

SAIBA: Após anos comprando empresas e crescendo patrimônio sem distribuir lucro, XP anuncia programa de recompra de ações

Esta nova fase da Operação Lesa Pátria ocorre quase um mês depois da última que cumpriu 18 mandados em 8 estados. Entre os objetos apreendidos, segundo a PF, estavam diversos armamentos, como revólveres e fuzis, carregadores e munições. Os alvos também não foram divulgados.

Assim como na operação desta quinta (23), a 26ª fase também mirou supostos financiadores e fomentadores dos atos que levaram à invasão e depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).

MAIS: Imprensa é proibida pelo governo Lula de cobrir reunião “acalorada” da Câmara Setorial do Arroz

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada