Patrocinado
Início Finanças Pix passa a ter novas regras a partir desde mês. Entenda o...

Pix passa a ter novas regras a partir desde mês. Entenda o que muda

PIX Offline é novidade do Banco Central em breve


A partir da sexta-feira 1, o Pix terá regras mais rígidas das transações. Transferências de mais de R$ 200 só poderão ser feitas de um telefone ou de um computador previamente cadastrados pelo cliente da instituição financeira, com limite diário de R$ 1 mil para dispositivos não cadastrados.

LEIA: Governo Biden financia instituto de Felipe Neto e organizações brasileiras

O Banco Central (BC) esclareceu que a exigência de cadastro valerá apenas para os celulares e computadores que nunca tenham sido usados para fazer Pix. Para os dispositivos atuais, nada mudará.

Além dessa mudança, as instituições financeiras terão de melhorar as tecnologias de segurança. Elas deverão adotar soluções de gerenciamento de fraude capazes de identificar transações Pix atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente, com base nas informações de segurança armazenadas no Banco Central.

AINDA: Bitcoin atinge valor recorde em Reais

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

LEIA: Nunes Marques encerra ações no STF que questionavam comportamento de Moraes “sem respeito a Constituição” no caso da plataforma X

As instituições também terão de informar aos clientes, em canal eletrônico de amplo acesso, os cuidados necessários para evitar fraudes. Elas também deverão verificar, pelo menos a cada seis meses, se os clientes têm marcações de fraude nos sistemas do Banco Central.

As medidas, informou o BC, permitirão que as instituições financeiras tomem ações específicas em caso de transações suspeitas ou fora do perfil do cliente. Elas poderão aumentar o tempo para que os clientes suspeitos iniciem transações e bloqueiem cautelarmente Pix recebidos. Em caso de suspeita ou comprovação de fraude, as instituições podem encerrar a relação com o cliente.

LEIA: Investidores acreditam que BC pode perder rédea da inflação com escalada em gasto da gestão Lula e juro da dívida pública

PIX AUTOMÁTICO
Recentemente, o BC anunciou que o Pix Automático será lançado em 16 de junho de 2025. Em desenvolvimento desde o fim do ano passado, a modalidade facilitará as cobranças recorrentes de empresas, como concessionárias de serviço público (água, luz, telefone e gás), empresas do setor financeiro, escolas, faculdades, academias, condomínios, planos de saúde, serviços de streaming e clubes por assinatura.

AINDA: Dólar atinge patamar da Pandemia de Covid 19 devido a gestão fiscal do governo Lula

Por meio do Pix Automático, o usuário autoriza, pelo próprio celular ou computador, a cobrança automática. Os recursos serão debitados periodicamente, sem a necessidade de autenticação a cada operação. Segundo o BC, o Pix Automático também ajudará a reduzir os custos das empresas, barateando os procedimentos de cobrança e diminuindo a inadimplência.

Não foi menciono se o consumidor terá algum desconto no valor do serviço devido ao menor custo para a empresa. Também é importante estar atendo que a empresa pode cometer erros e fazer uma cobrança de valor maior ao cliente e o mesmo não perceber a questão visto que é automático e ele por alguma razão não efetuou a conferencia.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile