Patrocinado

O governo de Portugal anunciou na quinta- feira 4, a redução gradual do IRC (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas) de 21% para 15%. A mudança é parte de um pacote de medidas econômicas previstas no programa de governo da AD (Aliança Democrática), eleita em março deste ano.

SAIBA: Argentina sob Milei vai reduzir impostos a partir de Agosto

O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, depois de reunião do Conselho de Ministros. “Em 2026, a taxa irá baixar para 17% e, em 2027, para 15%”, explicou Sarmento. “A descida de 2 pontos percentuais significa cerca de € 500 milhões por ano de efeito direto”, informou, destacando que os retornos financeiros esperados não foram incluídos no cálculo.

VEJA: Haddad afirma que Lula autorizou corte de R$ 25,9 bilhões para 2025

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

SAIBA: Evento de Gilmar Mendes em Portugal é “corrupto e institucionalização da promiscuidade”, publica revista portuguesa

A redução do imposto cobrado de empresas é uma das 60 medidas contempladas no programa Acelerar a Economia. Segundo o governo, o objetivo é impulsionar o crescimento econômico e o investimento no país, com consequente aumento de salários.

Parlamentares da oposição criticaram a proposta por ser “onerosa ao Estado” e dificultar a negociação do próximo Orçamento. Como o governo não tem maioria na Casa legislativa, terá que negociar para tirar o projeto do papel.

Portugal passa a seguir os demais países como Argentina que entendem que não se deve aumentar impostos e sim reduzi-los para atrair investimento e crescimento para a sociedade.

LEIA: Governo Lula recebe mais de 100% do que a empresa paga ao trabalhador em impostos, aponta estudo

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada