Presidente argentino comunica que não buscará reeleição. Nesta sexta-feira, 21, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou através de um vídeo publicado no Twitter que não disputará a reeleição em outubro. O grupo político da vice-presidente, Cristina Kirchner, pressionava Fernández por uma decisão, em razão da possibilidade de uma derrota do peronismo.
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui
No cenário econômico, a situação do país do aliado do presidente Lula não é melhor que a política.
LEIA: Lula é aguardado em Portugal com manifestações contrárias
A Argentina enfrenta a inflação mais alta em 30 anos (104% ao ano), e o Banco Central (BCRA) elevou taxa de juros anual para 81%. É esse cenário de terra arrasada que faz com que os peronistas temam uma derrota eleitoral de Fernández.
No vídeo, o presidente argentino diz: “O próximo 10 de dezembro de 2023 é o dia exato em que completaremos 40 anos de democracia. Neste dia, entregarei a faixa presidencial a quem quer que seja escolhido legitimamente nas urnas pelo voto popular”.
VEJA: Banco Central da Argentina sobe juros básicos em 300 pontos-base
O presidente também aproveita para dizer que a atual situação do país se deve a como o governo anterior entregou o país a ele.
Mi decisión 🇦🇷 pic.twitter.com/EEQBJaxDUz
— Alberto Fernández (@alferdez) April 21, 2023