O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu demitir do cargo o atual presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Jean Paul Prates. De acordo com a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
MAIS: Lucro da Petrobras recua 38% no trimestre sob Lula
Segundo a coluna, Prates informou à equipe que Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), irá assumir o cargo.
SAIBA: BTG Pactual de André Esteves reporta nova alta no lucro de 28%
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
LEIA: Big Techs e AGU tem reunião para combater “fake news” sobre tragédia gaúcha
A medida ocorre em meio à disputa entre Prates e os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa. Um dos episódios envolveu o pagamento de dividendos extraordinários pela empresa no valor de R$ 43,9 bilhões.
Prates era a favor do pagamento dos valores, enquanto o governo preferia segurar os recursos. Magda Chambriard é funcionária de carreira da Petrobras e tem mais de 30 anos de experiência na área.
As ADRs da Petrobras derreteram 5% nos EUA, após a notícia começar a circular.
A Petrobras informou em fato relevante após a divulgação da colunista, que recebeu nesta terça-feira de seu presidente-executivo, Jean Paul Prates, solicitação para que o conselho de administração da estatal se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como CEO.
Segundo o comunicado da companhia, Prates informou que, se aprovado o encerramento do mandato, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do conselho de administração da Petrobras.
A Petrobras não tinha informações sobre quem substituiria Prates na Petrobras. Também não tinha de imediato informações sobre quando aconteceria a reunião do conselho.