Patrocinado

Presidente do BC afirma que governo Lula também é responsável por alta nos juros. O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que o governo federal também é um dos responsáveis pela alta na taxa de juros. Ele proferiu a declaração nesta quarta-feira, 5, durante um encontro de empresários do Grupo Esfera.

LEIA: Candidatura de Trump para presidência dos EUA dispara após indiciamento

“O problema dos juros é de todos nós — do BC, da sociedade, do governo”, observou Campos Neto. “E a gente tem de trabalhar juntos para resolver. Mas a gente precisa dar explicações, e não ficar apontando o dedo. Não estou dizendo que a taxa de juros não é alta. Ela é alta, mas a gente precisa trabalhar para abaixar.”

VEJA: Mercedes-Benz vai parar um turno de fábrica de caminhões em SP

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.

O presidente do BC aproveitou o evento para defender a autonomia da autarquia e para sugerir que os diretores da instituição financeira sejam escolhidos com base em sua capacidade técnica.

SAIBA: Arcabouço fiscal levará a uma alta brutal na carga tributária, afirma economista

Os comentários ocorrem no momento em que o BC tem sofrido fortes críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seus apoiadores, por manter a Selic em níveis elevados. O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), por exemplo, atacou Campos Neto, ao comparar a proposta de arcabouço fiscal a uma “tentativa de pacto com o diabo”.