Patrocinado

Presidente do Uruguai recusa proposta comercial de Lula. O presidente Lula (PT) encerrou a conversa com o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, nesta quarta-feira (25), sem avanços na tentativa de dissuadir o chefe de Estado vizinho de assinar acordo comercial com Pequim.

LEIA MAIS: Lula tenta impedir a CPI sobre 08 de janeiro

“O Uruguai precisa se abrir ao mundo e temos negociações e tratativas”, disse Lacalle Pou. “O Mercosul que queremos precisa ser um Mercosul aberto e flexível”, completou em coletiva após o encontro.

ENTENDA: Lista de credores da Americanas vai de Bancos a empresas de alimentos

Lula buscou uma saída transversal ao afirmar que o Brasil pretende discutir um acordo Mercosul-China. “Apesar do Brasil ter na China o seu maior parceiro comercial, e do Brasil ter um grande superávit com a China, nós queremos sentar-se enquanto Mercosul e discutir com nossos amigos chineses um acordo Mercosul-China.”

SAIBA MAIS: Agro com fechamento do Big Boi acende alerta de sindicatos que ressurgem com Lula

De forma diplomática Lacalle Pou afirmou que o Uruguai se manterá aberto às negociações com a China, em coletiva após a reunião. O presidente do Uruguai também criticou a participação e negociação com países de ditadores no Mercosul, não mostrou disposição para ajudar “países falidos”.

MAIS INFORMAÇÃO: Flávio Dino pode ser responsabilizado por crime imprescritível de tortura contra manifestantes presos

Lula também aproveitou a oportunidade para afirmar que avançará na construção da ponte sobre o rio Jaguarão, que liga os dois países. “O presidente falou de uma dragagem que tem que ser feita pelo Brasil num pedaço pequeno que, segundo ele, não custa caro”, disse o presidente brasileiro.

VEJA AINDA: Cristina Kirchner cancela reunião com Lula