Previsão da Eletrobras se privatizada é investir acima de R$ 12 bi ao ano. Contudo, a (ELET3) projeta investir 6 bilhões de reais por ano até 2035. Isto para a expansão de seu parque de geração e transmissão de energia, de acordo com plano estratégico divulgado ao mercado no sábado, 01.
Entretanto, as metas da companhia para o período estão a criação de valor pelo aumento da eficiência dos ativos de geração e transmissão. E o “investimento em novos negócios com foco em energia, participando da consolidação do setor (M&A)”.
Em relação ao montante de investimento poderia mais que dobrar, para 12,6 bilhões de reais anuais, no caso de sucesso em planos do governo para capitalizar e privatizar a companhia, disse a maior elétrica da América Latina em fato relevante.
Contudo, Esses níveis de investimento seriam possíveis sem que a empresa se afastasse da disciplina financeira, com um indicador de alavancagem medido pela relação entre dívida líquida e geração de caixa (Ebitda) abaixo de 2,5 vezes, afirma a Eletrobras nos documentos do planejamento estratégico 2020-2035.
No entanto, no histórico da empresa consta que a Eletrobras acumulou 31 bilhões de reais em prejuízo líquido entre 2012 e 2015. A empresa voltou a lucros constantes apenas a partir de 2018, apontou a companhia no plano estratégico.
Para os próximos anos, a Eletrobras pretende consolidar sua liderança em geração e transmissão de energia, com foco em energia limpa, afirma a empresa no planejamento.
Contudo, existe um projeto de lei do governo prevendo a desestatização da Eletrobras. Ele foi enviado ao Congresso no ano passado. O ministério de Minas e Energia tem afirmado que espera que a proposta possa ser aprovada neste ano, para que a operação ocorra em 2021.