Patrocinado

Programa de desligamento é parte da reestruturação do Banco do Brasil. O comunicado foi dado neste dia 29, pelo banco. A reestruturação contempla a revisão da estrutura organizacional, com transferência de empregados e desligamento consensual.

No entanto, o banco informou que o desligamento dos funcionários interessados poderá ocorrer na modalidade aposentadoria ou no desligamento consensual. A adesão estará disponível a partir de hoje, dia 30 até 14 de agosto.

Contudo o banco também irá fornecer alguns benefícios aos funcionários que aderirem ao plano. Além dos direitos regulamentares de desligamento de pessoal, haverá uma indenização vinculada ao tempo de trabalho no BB. O valor poderá chegar até 9,8 salários. O banco continuará a oferecer o plano de saúde aos funcionários e dependentes econômicos pelo período de 1 ano.

Reorganização de força de trabalho

O banco pretende reorganizar a força de trabalho existente. Para isto a implantação do Programa Adequação de Quadros, que vai equalizar situações de vagas em excesso em algumas unidades. Funcionários localizados em dependências com excesso no quadro podem aderir ao plano de desligamento incentivado. Esses funcionários também terão a possibilidade de movimentar-se. Sendo priorizados para vagas existentes em outras unidades do banco.

No entanto, o funcionário quem não tiver interesse em se desligar, será priorizado no processo de preenchimento das vagas. E ainda, aqueles que perderem a função terão sua renda assegurada pelo período de 120 dias.

De acordo com o banco, não ha o objetivo de reduzir o quadro de funcionários, mas adequá-los à nova estrutura. Acredita-se que apenas as movimentações oferecidas poderão regularizar a situação do funcionário”.

Contudo, a necessidade de realocação de funcionários é exemplo de resultado meio ao desenvolvimento de soluções tecnológicas. O BB afirma que o mobile e internet já respondem por 80% de todas as transações.

Em outras palavras, até o final de Agosto o banco deve divulgar o impacto financeiro das medidas. O BB pretende criar 42 novas agências especializados no atendimento a empresas, até outubro. Essa medida prevê a especialização de atendimento em carteira varejo, sem mudança física.