Projeção da Selic segundo analistas pode chegar a 10%

A projeção de Selic de dois dígitos pelo BNP veio acompanhada de aposta em inflação nas alturas em 2021, com o banco elevando sua expectativa para a alta do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) a 9,0%, ante 6,5% na revisão de cenário divulgada em junho.
Patrocinado

Projeção da Selic segundo analistas pode chegar a 10%. Espera-se que a taxa Selic encerre 2021 em 9,0% ao ano e chegue aos 10% em 2022. A expectativa anterior do banco, publicada em junho, era de que os juros básicos ficariam em 6,5% neste ano e em 7,5% no próximo. A meta Selic está em 5,25%.

Plataforma Skoob é aquisição das Americanas

Entretanto, as informações foram dadas aos jornalistas por Gustavo Arruda, economista-chefe e responsável pela área de pesquisa econômica do BNP Paribas para a América Latina.

Para o BNP, o ideal seria que a autarquia adotasse elevação mais intensa dos juros já na reunião de política monetária da semana que vem: “Chegamos a apostar em alta de 150 pontos-base, mas o BC teve comunicação recente indicando que tem intenção (de aperto) menor”, disse Arruda.

No entanto, segundo o economista, “ficaríamos mais confortáveis se o BC acelerasse a convergência dos juros para níveis mais altos. Se o ciclo monetário demorar para trazer as expectativas (de inflação) para baixo, pode acabar acomodando o patamar de inflação de volta em algo em torno de 4,50%”.

Alta dos alimentos em todo mundo é a maior dos últimos 40 anos

Contudo, na última quarta-feira,14, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que a instituição levará a Selic para onde for necessário, mas não vai alterar seu plano de voo a cada número de alta frequência que sair. A declaração foi interpretada no mercado como sinalização de acréscimo de 1 ponto percentual do juro ao fim do encontro do Copom (Comitê de Política Monetária) dos próximos dias 21 e 22.

A meta de inflação para 2021 é de 3,75%, caindo para 3,5% em 2022 –nos dois casos a margem de tolerância é de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos.

Recompra de ações da brMalls será da ordem de 5%

E ainda, a projeção de Selic de dois dígitos pelo BNP veio acompanhada de aposta em inflação nas alturas em 2021, com o banco elevando sua expectativa para a alta do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) a 9,0%, ante 6,5% na revisão de cenário divulgada em junho.