Patrocinado

Por mais que agentes de mercado que foram apoiadores da eleição de Lula tentem transformar o quadro da economia em deterioração em algo positivo, até mesmo eles em algum momento precisam tratar da realidade para tentar manter a credibilidade junto a seus clientes.

E assim, a XP Investimentos elevou para 11,75% sua projeção para a taxa básica de juros ao final deste ano, com o ciclo de aperto monetário começando já no próximo mês, e estimou que a taxa básica chegará a 12% em janeiro de 2025, disse a plataforma de investimentos em relatório nesta segunda-feira 19.

AINDA: Ex-presidentes do Brasil gastam milhares de reais do dinheiro público em viagens internacionais

Anteriormente, a expectativa da XP era que a Selic terminasse 2024 em 10,50%, patamar em que está atualmente. Para o final de 2025, a XP espera uma Selic de 12%, mas alertou que pode calibrar este cenário no futuro.

LEIA: Inflação se mantém em alta e Campos Netos afirma, “subiremos a Selic se for necessário”

“O Copom deve iniciar um ciclo moderado de ajuste monetário já em setembro. Projetamos que a taxa Selic atingirá 12,00%, após uma alta de 0,25 ponto percentual, seguida de duas altas de 0,50 pp e uma final de 0,25 pp em janeiro do ano que vem”, afirma o relatório assinado pelo economista-chefe da XP, Caio Megale, e equipe.

SAIBA: Manifestação em apoio a Bolsonaro reúne mais de 750 mil pessoas segundo SSP

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: As mentiras que Lula contou sobre a Vale e seus objetivos que derrubaram as ações

“Considerando que vamos nos distanciar ainda mais do nível neutro de juros, é provável que o Copom encontre espaço para cortes no final de 2025 ou início de 2026. Aguardaremos a evolução dos dados antes de calibrar esse cenário. Por ora, manteremos a projeção de taxa Selic em 12,00% para o final de 2025.”

MAIS: Varejo tem queda de 1% nas vendas, segundo IBGE

A XP elevou ainda expectativa para o IPCA (inflação), índice de referência para o regime de metas de inflação, para 4,4% ao final deste ano, ante previsão anterior de alta de 4,1%. A meta de inflação é de 3%, com banda de tolerância 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, Para o final de 2025, a XP reduziu sua projeção para o IPCA para 4%, ante 4,3% estimados anteriormente.

A plataforma informou ainda que elevou para 2,7% a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, ante projeção de 2,2%. Para 2025, a previsão foi reduzida para 1,6%, ante 1,7%.

LEIA: Argentina tem projeção de primeiro superávit anual dos últimos anos em 2024

A XP manteve a projeção para o câmbio em 5,40 reais tanto para o final deste ano quanto para o encerramento do ano que vem.
O Comitê de Política Monetária (Copom) se reunirá nos dias 17 e 18 de setembro.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada