Rishi Sunak é nomeado primeiro-ministro da Inglaterra

rishi sunak ministro inglaterra
Patrocinado

Rishi Sunak é nomeado primeiro-ministro da Inglaterra. Além de economista e bilionário, o novo primeiro-ministro da Inglaterra também mostra ter estilo, em vídeo que circula pelas redes sociais. Sem concorrência, Rishi Sunak foi anunciado como o novo primeiro-ministro do Reino Unido nesta segunda-feira (24), depois que seu rival Boris Johnson desistiu da disputa e Sunak foi o único candidato a conseguir apoio suficiente nas eleições internas para líder do Partido Conservador.

LEIA TAMBÉM: Empresas e dados que vão agitar a última semana

A britânica Liz Truss renunciou aos postos de líder do Partido Conservador e de primeira-ministra do Reino Unido nesta quinta-feira (20), abrindo novamente eleições para o cargo. A última eleição havia sido definida há pouco mais de um mês, no dia 5 de setembro.

Rishi Sunak ainda precisa ser convidado pelo monarca britânico, o Rei Charles III, antes de ser considerado oficialmente o primeiro-ministro, mas esse procedimento é considerado uma formalidade.

VEJA TAMBÉM: Bolsonaro amplia vantagem sobre Lula a seis dias do pleito

Johnson, um dos favoritos para a disputa, admitiu que não poderia mais unir o partido após um dos períodos mais turbulentos da história política britânica e não chegou a se candidatar.

https://youtube.com/shorts/lX91aNbtAHg?feature=share

A outra possível concorrente era Penny Mordaunt, líder da Câmara dos Comuns do Parlamento, mas ela não conseguiu o mínimo de 100 apoiadores que era necessário e retirou sua candidatura minutos antes do anúncio.

LEIA ESTA: Suzano se destaca no setor e ações sobem

Sunak, ex-ministro das Finanças de 42 anos, é o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido em menos de dois meses. O ex-chefe de fundos enfrentará grandes desafios, encarregado de reconstruir a reputação fiscal do Reino Unido por meio de profundos cortes de gastos, em meio ao aumento das taxas de energia, alimentos e hipotecas.

SAIBA MAIS: Tempestade econômica é alerta do Banco da Inglaterra a credores

Ele também vai presidir um partido que saltou de uma crise para outra nos últimos meses, muito dividido em linhas ideológicas, e um país que está ficando cada vez mais irritado com a conduta de seus políticos.