Patrocinado

O cantor e ativista do BDS diz que “a coisa foi desproporcional pelas mentiras israelenses”. O cantor e compositor inglês Roger Waters, conhecido por seu discurso anti-Israel, disse que o relato de Israel sobre o massacre de 7 de outubro era “pessimista” e que Israel “inventou histórias” sobre atrocidades cometidas em crianças pequenas.

LEIA: Bebês foram decapitados por terroristas do Hamas

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

Falando no podcast “System Update”, o fundador do Pink Floyd disse ao apresentador Glenn Greenwald que sua primeira reação às primeiras notícias do massacre foi “vamos esperar para ver o que acontece”, seguido por “como diabos os israelenses não sabiam que isso iria acontecer, e eu ainda estou um pouco nessa toca de coelho”.

MAIS: Grupo Globo faz demissões de jornalistas e sindicato rebate

Questionado sobre como o aparato de segurança israelense poderia ter sofrido uma falha de inteligência tão dramática, Waters perguntou: “O exército israelense naqueles 10 ou 11 campos não ouviu o estrondo quando [o Hamas] explodiu o que tinha que explodir para atravessar a fronteira? Há algo de muito pesado nisso”, disse ele, aparentemente referindo-se às bases das FDI com poucos funcionários localizadas perto da cerca fronteiriça; A maioria dos soldados de observação predominantemente mulheres nessas bases foram assassinados logo após a incursão.

VEJA: Resolução do PT acusa Israel de “genocídio” e “crimes de guerra”

Questionado se as ações do Hamas poderiam ser justificadas, Waters começou sua resposta com as palavras “A) não sabemos o que eles fizeram”, antes de dizer que a “resistência à ocupação” não é meramente justificada, mas os palestinos estão “absolutamente legal e moralmente obrigados a resistir à ocupação”.

A Faixa de Gaza não está ocupada por Israel após a retirada em 2005, que viu Israel arrasar todos os assentamentos judaicos no enclave e retirar seus militares. Manteve um controle rigoroso do espaço aéreo e das alfândegas fronteiriças de Gaza, em uma tentativa de restringir a transferência de armas e outros materiais para terroristas do Hamas, governantes do território.

AINDA: Movimentos feministas em silêncio diante de estupros em massa cometidos e divulgados pelos terroristas do Hamas

“Se crimes de guerra foram cometidos, eu os condeno”, disse Waters a Greenwald, antes de lançar mais dúvidas sobre se eles ocorreram. “Pode ter havido coisas individuais”, disse ele, referindo-se a um relatório em Grayzone, que negou grande parte das evidências que Israel produziu a partir das cenas do massacre. Grayzone é um site amplamente desacreditado conhecido por veicular propaganda para os regimes russo e sírio, incluindo a negação dos ataques com armas químicas de Damasco contra a população civil.

LEIA: Conib notifica Meta após artista compartilhar Fake News sobre Israel

“A coisa foi jogada fora de proporção por israelenses inventando histórias sobre bebês decapitados”, disse ele.

Os militares e os serviços de resgate israelenses confirmaram que a decapitação foi uma das inúmeras maneiras macabras pelas quais terroristas do Hamas assassinaram crianças israelenses.

VEJA: Primeiro ministro português apoiador de Lula renuncia após investigação por corrupção