A ata da última reunião de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), além do balanço do primeiro trimestre da Nvidia (NASDAQ:NVDA), ação queridinha com o boom de inteligência artificial (IA). A designer de chips fará webcast quarta, 22, mesmo dia da ata, e um dia antes do da XP Investimentos (XPBR31).
O que acontece na agenda nacional
A semana inicia com a divulgação do Boletim Focus do Banco Central, com projeções de economistas a respeito da inflação, taxa de juros, crescimento da economia e câmbio neste e nos próximos anos.
Na terça, o destaque fica por conta da receita tributária brasileira, em um momento que o mercado ainda enxerga dificuldades para o equilíbrio das contas públicas. Na sexta, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulga a Confiança do Consumidor de maio, enquanto o BC divulga estatísticas do setor externo.
No Brasil a descrença do mercado no governo Lula e na saúde fiscal do Brasil aumenta consideravelmente. Assim, a bolsa brasileira pode se manter descolada das demais. Atualmente os resultados brasileiros são os piores da Bolsa dentre mais de 40 mercados.
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
LEIA: Big Techs e AGU tem reunião para combater “fake news” sobre tragédia gaúcha
Agenda internacional
No domingo, o Banco Popular da China divulga a taxa de juros, enquanto o giganta asiático apresenta no dia seguinte, dados do Investimento Externo Direto (IED) no país. Dados chineses são avaliados, porém a falta de transparência do governo comunista chinês tem deixado estas divulgações menos relevantes, visto que não se sabe o que é verdadeiro ou não
A terça-feira terá dados do setor externo da zona do euro, com balança comercial e transações correntes, assim como importações e exportações japonesas.
MAIS: Governo Lula faz aproveitamento eleitoral de tragédia, é “sujo e imoral”, afirma Ribeiro
Dados de inflação ao consumidor e ao produtor do Reino Unido serão divulgados na quarta, assim como vendas de casas usadas nos Estados Unidos e indicadores preliminares do índice de gerentes de compras (PMIs, na sigla em inglês) da S&P Global de maio do Japão. Também na quarta ocorre a divulgação da ata do Fed, após a autoridade monetária decidir pela manutenção nas fed funds no intervalo de 5,25% a 5,5%.
Na quinta, serão divulgadas prévias dos PMIs na Zona do Euro, Reino Unido e Estados Unidos, data ainda do índice de atividade nacional do Fed Chicago, vendas de casas novas e pedidos iniciais por seguro-desemprego americanos. A semana termina com inflação ao consumidor japonesa na quinta e, pela sexta, o Reino Unido apresenta as vendas no varejo.
MAIS: Tribunal da Rússia confisca ativo de vários bancos incluindo o Deutsche Bank