Patrocinado

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira (21) que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes pode sofrer sanções no país.

MAIS: General Freire Gomes afirma em depoimento que “não houve orientação para movimentar tropas a fim de viabilizar suposto golpe de estado em 2022….

O chefe da diplomacia americana disse, em audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes do país, que o governo Donald Trump analisa a possível punição. É a primeira vez que um representante da Casa Branca cita publicamente uma penalidade ao magistrado brasileiro.

“Está em análise neste momento e há uma grande possibilidade de acontecer”, declarou. A oposição passou a afirmar que as decisões de Moraes cerceariam a liberdade de expressão, o que motivou apelos por sanções internacionais.

MAIS: Hotel escolhido por Lula na China é para milionários, com xicara…

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

SAIBA: Governo Lula em três meses já tem recorde histórico de gastos com viagens…

A Lei Magnitsky, que permite a aplicação unilateral de punições a estrangeiros acusados de corrupção grave ou violações sistemáticas de direitos humanos, passou a ser uma possível realidade para Alexandre de Moraes e seus familiares.

As possíveis sanções incluem o bloqueio de bens em solo americano, o congelamento de contas e a proibição de entrada no país. Empresas americanas também ficam proibida de aceitar os sancionados como clientes. Desta forma, empresas como Visa e Mastercard por exemplo não podem oferecer cartões de crédito e nenhum produto ou serviço para pessoas sancionadas pela lei. Não há necessidade de processo judicial basta uma decisão do Executivo com base em relatórios ou documentos de organizações internacionais, imprensa e testemunhos.

MAIS: “Moraes afirmar que STF é ‘meu tribunal’ cospe na Constituição”

A assessoria do STF negou que Moraes tenha contas ou patrimônio nos EUA. A medida, no entanto, poderá atingir as contas dele em bancos brasileiros que operam em terras americanas, além de bandeiras de cartão de crédito. Ser sancionado pela lei Magnitsky é o mesmo que a morte financeira, nenhum tipo de negociação que envolva empresas americanas mesmo que fora do território estão acessíveis aos sancionados.

LEIA: Estados Unidos anunciam recompensa de R$ 10 milhões por informações do…

A definição de “graves violações” está ancorada em tratados internacionais e exige conduta sistemática. Também podem ser punidos agentes que reprimem denúncias de corrupção ou impedem o trabalho de jornalistas e defensores de direitos.

Moraes tem sido avaliado por parte do governo americano. Em fevereiro, já sob Donald Trump, o Departamento de Estado divulgou uma mensagem com referências explícitas à determinação do magistrado para bloquear a plataforma de vídeos Rumble, usada em todo o mundo.

“O respeito pela soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil”, afirmou o órgão.

MAIS: Carro de luxo apreendido com lobista envolvido no “roubo do INSS”…

“Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar pessoas que vivem nos Estados Unidos é incompatível com os valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão”, dizia o texto.

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também atua, junto a congressistas da base de Trump e com integrantes da Casa Branca, para aplicar a sanção ao ministro e outras figuras pública que tem desrespeitado a Constituição brasileira. O assunto foi mencionado no fim de fevereiro pelo jornalista Paulo Figueiredo radicado nos EUA e também alvo de Moraes e o empresário Elon Musk, agora assessor do presidente americano .

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada