Patrocinado

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 15 pessoas por suposta participação nos atos de 8 de janeiro de 2023 e que foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O julgamento em plenário virtual na última segunda (8) terminou com oito votos a favor e três contra – entre eles do próprio presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.

SAIBA: Empresário internacional afirma que funcionários do X no Brasil estão sob ameaça de prisão e Moraes é um “ditador brutal”

A maioria dos ministros seguiu o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, pela aplicação de penas entre 14 e 17 anos de prisão aos réus pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada. Até o momento, 188 réus já foram condenados.

SAIBA: Antônio Palocci que denunciou o “pacto de sangue” de Lula com a Odebrecht tem bens devolvidos pela justiça referente a Lava Jato

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

MAIS: Acesso e transparência sobre imagens dos dias 07 e 09 de 2023 de prédios federais de Brasília é negado a parlamentares por indicada de Dilma ao STJ

De acordo com a PGR, o grupo participou das invasões e contribuiu para a depredação das sedes dos Três Poderes agindo de “forma multitudinária, por sugestão e imitação” de uns para com os outros. “Todos atuavam em concurso de pessoas, unidos pelo vínculo subjetivo”, apontou o MPF nas alegações finais.

Um dos condenados nesta leva é um homem de 61 anos apontado pela PGR como um dos manifestantes que supostamente depredou o interior do Palácio do Planalto e insuflou os demais a avançarem contra os prédios do Congresso e do STF.

LEIA: Câmara entrega R$ 15 bilhões a Lula aumentando o limite de gastos. Presente está escondido na recriação do DPVAT

Marco Afonso Campos dos Santos, morador de Divinópolis (MG) terra do senador Rodrigo Pacheco, “destruiu e concorreu para a destruição, inutilização e deterioração de patrimônio da União, fazendo-o com violência à pessoa e grave ameaça, emprego de substância inflamável e gerando prejuízo considerável para a vítima”, segundo relatório do inquérito.

Não foram apresentadas provas no julgamento sobre qual o crime cada um dos condenados teria cometido.

Ele foi condenado a 14 anos de prisão e à indenização compartilhada com os demais de R$ 30 milhões “a ser adimplido de forma solidária pelos demais condenados”

AINDA: Lula assina MP que condena brasileiros a pagar caro pela energia em 2029. A canetada é presente de grego para pegar dinheiro adiantado

O voto do ministro Alexandre de Moraes foi acompanhado integralmente pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino. Já os ministros Cristiano Zanin e Edson Fachin acompanharam o relator com ressalvas, enquanto os ministros André Mendonça, Nunes Marques e Barroso foram contrários.

SAIBA: Justiça Eleitoral ataca a democracia e utiliza meios ilegais para obter dados e censurar usuários das redes sociais mostram, documentos de jornalista americano

ivergir parcialmente de Moraes para afastar a condenação pela abolição violenta do Estado Democrático de Direito, afirmando que “as circunstâncias factuais objetivas descritas nos autos se moldam unicamente” ao crime de golpe de Estado e “não aos dois tipos penais concomitantemente, considerada a tentativa de deposição do governo legitimamente constituído, por meio de violência ou grave ameaça”.