Patrocinado
Início Economia e Dinheiro Trimestre deve apresentar PIB menor com serviços apresentando novo recuo em setembro

Trimestre deve apresentar PIB menor com serviços apresentando novo recuo em setembro


O setor de serviços manteve em setembro a tendência errática que vem exibindo ao longo do ano. O volume de serviços prestados no País recuou 0,3% em relação a agosto,
 após já ter diminuído 1,3% no mês anterior, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados nesta terça-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

AINDA: Presidente do Brasil transforma chegada de brasileiros de Gaza em ato antissemita

O resultado de setembro ficou próximo às estimativas mais pessimistas de analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam desde uma queda de 0,4% a uma alta de 1,5%, com mediana positiva de 0,4%.

AINDA: Lula culpa feriados pelo desempenho do PIB. Porém PT as pressas quer novo feriado


O recuo em setembro corrobora a perspectiva de um desempenho mais fraco para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre, avaliou a XP Investimentos. Dados de indicadores antecedentes da atividade econômica compilados pela corretora indicam uma contração de 0,3% no PIB do período, fechando o ano com alta de 2,8%.

SAIBA: Dias após divulgação de problemas financeiros Ana Hickmann é agredida pelo marido

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

VEJA: Perícia contradiz Moraes em acusação de réu do 08/01. Ministro pede vista e zera votos

A economista Marcela Kawauti, da consultoria Pezco Economics, também espera um PIB próximo da estabilidade ou ligeiramente negativo no terceiro trimestre, mas avalia que o resultado não enseja preocupação à frente. O setor de serviços, que vinha sendo o principal responsável pela manutenção da atividade econômica em ritmo aquecido, está passando por um processo de acomodação, mas que acontece em um patamar bastante elevado, argumentou.

“Tanto é assim que temos uma queda de 2,6% no nível dos serviços quando comparamos com dezembro de 2022, recorde da série histórica. Então o que vemos é uma acomodação, só um pouco menor que o nível de 2022, que foi um período de bastante estímulo à atividade”, justificou Kawauti.

AINDA: PCC do Amazonas em reunião de proximidade com o Ministério da Justiça

A economista considera “natural” essa desaceleração da atividade econômica e vê chance de recuos no PIB tanto no terceiro quanto no quarto trimestres, o que configuraria um quadro de recessão técnica. “Mas se ocorrer, deve ser algo bem brando, com recuos muito próximos de 0,1%, por isso reforçamos que não enseja preocupação com a atividade”, ponderou a economista da Pezco, que mantém estimativa de alta de 3,3% para o PIB de 2023.

O setor de serviços acumulou uma perda de 1,6% nos últimos dois meses de quedas consecutivas, eliminando parte da expansão de 2,2% vista entre maio e julho. Nos primeiros nove meses de 2023, na série com ajuste sazonal, o setor de serviços registrou expansão em cinco deles, recuando em quatro oportunidades: janeiro, -3,4%; fevereiro, 0,9%; março, 1,1%; abril, -1,8%; maio, 1,5%; junho, 0,1%; julho, 0,6%; agosto, -1,3%; e setembro, -0,3%.

SAIBA: Senadores usaram lobby para favorecer montadoras na reforma tributária

Na passagem de agosto para setembro, três das cinco atividades de serviços registraram retração: serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,1%), informação e comunicação (-0,7%) e transportes (-0,2%). Por outro lado, houve avanços nos serviços prestados às famílias (3,0%) e nos outros serviços (0,8%).

MAIS: Dias após divulgação de problemas financeiros Ana Hickmann é agredida pelo marido

O crescimento nos serviços prestados às famílias foi impulsionado pelo salto de 16,3% no subsetor de outros serviços prestados às famílias, puxado pela realização de um grande festival de música em São Paulo, atribuiu o IBGE.

LEIA: Reforma tributária de Lula aprovada pelo Congresso vai pesar no bolso do consumidor

“Tem uma empresa selecionada na amostra da pesquisa que promoveu um grande espetáculo musical no período”, explicou Lobo, referindo-se ao festival The Town, no Autódromo de Interlagos. “Essa receita não aparece em São Paulo porque a empresa é sediada no Rio, e não em São Paulo”, acrescentou, justificando que o crescimento de receita mencionado foi então contabilizado no Rio de Janeiro, onde fica a sede da empresa.

MAIS: Empresários e ministro das Comunicações tem relações criminosas segundo PF

AINDA: PT vai ao STF para cassar lei que anistia multa na Covid em São Paulo

O volume de serviços prestados no País recuou 1,2% em setembro de 2023 ante setembro de 2022, interrompendo assim uma sequência de 30 meses de taxas positivas consecutivas. O índice de difusão — que mostra o porcentual de serviços com crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior — passou de 50,6% em agosto para 47,6% em setembro, o primeiro mês abaixo de 50% desde março de 2021.

“Desde março de 2021 a gente não tinha predomínio de taxas negativas (na comparação com o mesmo mês do ano anterior)”, frisou Rodrigo Lobo do IBGE.

Com informação do Estadão

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile