Patrocinado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, perdoou nesta segunda-feira (20) os acusados pela invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021 em uma das primeiras ordens executivas que assinou poucas horas depois de tomar posse.

Trump assinou o perdão presidencial e a comutação de penas no Salão Oval da Casa Branca, onde destacou a jornalistas que há cerca de 1,5 mil pessoas – que ele chamou de “reféns” – beneficiadas por essa medida. Além dos indultos, há seis comutações. Em seu discurso de posse ele afirmou que estas pessoas acusadas pela invasão do Capitólio eram “reféns” do sistema de Biden.

MAIS: Políticos e mídia mentiram sobre o que ocorreu no Capitólio em janeiro de 2021. Fox News teve acesso a imagens

Em 6 de janeiro de 2021, uma multidão entrou no Congresso dos EUA em um protesto contra a certificação da vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial de novembro de 2020. Trump foi indiciado em um tribunal federal no Distrito de Colúmbia sob a acusação de ter incitado a insurreição ao dizer que a eleição de 2020 foi fraudada. As imagens do dia foram escondidas e pessoas punidas, tempos depois as imagens começaram aparecer mostrando que pessoas foram convidadas a entrar no prédio pelos seguranças.

MAIS: Financiamento imobiliário pela Caixa fica mais caro em 2025 sob Lula

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique

SAIBA: Governo Lula acaba com o abono salarial para quem ganha dois salários mínimos

O promotor especial do caso, Jack Smith, recentemente encerrou o processo, após a vitória de Trump nas eleições presidenciais de novembro do ano passado, já que o Departamento de Justiça está impedido de processar presidentes em exercício.

Trump já havia prometido durante a campanha que, em seu primeiro dia como presidente, perdoaria os acusados pelo ocorrido no Capitólio, que ele também descreveu como “heróis”.

LEIA: Nikolas recebe convite Vip do baile de Trump, “a restauração está..

Mais de 730 pessoas foram condenadas por sua suposta participação na tentativa de insurreição, de acordo com o Departamento de Justiça, e cerca de 300 ainda aguardam julgamento, algumas por crimes como agressões a policiais. Quatro pessoas morreram na invasão do Capitólio e mais de 140 policiais ficaram feridos.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada