Patrocinado
Início Mundo Turquia Limita Dinheiro em Fundos Por Conta de Descontrole da Inflação

Turquia Limita Dinheiro em Fundos Por Conta de Descontrole da Inflação

Turquia Limita Dinheiro em Fundos Por Conta de Descontrole da Inflação. As autoridades turcas impuseram limite à quantidade de dinheiro que os fundos do mercado monetário podem manter. Isto ocorreu após os poupadores migrarem para os instrumentos de maior rendimento. Tudo com intuito de se protegerem contra a inflação desenfreada, drenando os depósitos bancários.

De acordo com a determinação das autoridades os fundos do mercado monetário devem investir no mínimo metade de suas participações em contas de depósito nos bancos comerciais da Turquia. Antes o máximo era de 10%. A decisão foi da Câmara de Mercados de Capitais na noite de terça-feira, 12/03.

Desde o início do ano, o tamanho dos fundos do mercado monetário mais que dobrou. Ultrapassando a 28,5 bilhões de liras, o equivalente a 5,2 bilhões de dólares. Os dados são do Istanbul Clearing, do Settlement and Custody Bank e Takasbank.

Os depósitos de liras mantidos pelos bancos comerciais caíram 29,2 bilhões este segundo a Agência de Regulamentação e Supervisão Bancária.

A Turquia atualmente tem inflação de 20%. Como o governo se apoia nos credores para reduzir as taxas de juros e consequentemente eleva as taxas de depósito. Desta forma quem queria poupar dinheiro foi forçado a sair dos depósitos bancários tradicionais. Este fato alimentou uma corrida por dólares.

Segundo o Turkey Electronic Fund Trading Platform, os fundos do mercado monetário rendem cerca de 21%. A Regulamentação de ontem vai redirecionar cerca de 9 bilhões de liras em fundos para depósitos bancários. O fato beneficiará principalmente bancos de pequeno e médio porte, segundo Selim Kunter, analista da Deniz Invest, uma corretora de Istambul.

Depósitos redirecionados de fundos do mercado monetário para um único banco não podem exceder 6% do valor total do fundo, de acordo com a decisão do Conselho de Mercado de Capitais, informou a Bloomberg.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile