Patrocinado
Início Direitos Um mês após prisões arbitrárias de atos em Brasília. GSI afirma não...

Um mês após prisões arbitrárias de atos em Brasília. GSI afirma não possuir nenhum relatório do ocorrido

Flávio Dino pode ser responsabilizado por crime imprescritível de tortura contra manifestantes presos. O documento foi elaborado em conjunto pela Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e pelo Mecanismo Nacional de Prevenção à Tortura (MNPCT

Um mês após prisões arbitrárias de atos em Brasília. GSI afirma não possuir nenhum relatório do ocorrido. Um mês após as prisões ocorridas entre 08 e 10 de janeiro em Brasília, a maior parte das pessoas continuam presas sem conhecimento de qual é o crime ao qual de fato estão sendo acusados.

MAIS INFORMAÇÃO: Primeiro saidão de 2023 beneficia 1,9 mil detentos no DF. Nenhum manifestante dos atos em Brasília teve benefício

Em meio a falta de informação e respeito ao processo legal para com todas estas pessoas, que já ultrapassa um mês, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Lula, afirmou não ter produzido ou recebido relatórios de inteligência sobre os atos de invasão às sedes da República em 8 de janeiro. A confirmação foi feita pela própria casa militar ligada à Presidência da República, em resposta a um pedido de Lei de Acesso à Informação feito por repórteres de O Globo.

VEJA MAIS: Flávio Dino pode ser responsabilizado por crime imprescritível de tortura contra manifestantes presos

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR) não recebeu ou produziu os pareceres, relatórios de inteligência, ofícios, documentos, comunicados e e-mails solicitados”, responde o órgão ao pedido de dados.

O GSI vai além e indica que não tem acesso ao planejamento operacional do Exército para proteção das sedes da República e também confirma que não recebeu deles nenhum documento de inteligência entre os dias 8 e 13 de janeiro. Como se trata de eventos em investigação, o GSI diz que não fará maiores comentários sobre o caso.

ENTENDA: Governo Lula foi informado por ABIN sobre segurança em Brasília e não agiu

Vale lembrar que o GSI também negou um pedido para apresentar as imagens das câmeras de segurança, sem edição, do dia das manifestações. E ainda, o governo Lula determinou sigilo sobre as referidas imagens, que são de interesse público.

LEIA MAIS: Governo Lula impõe sigilo às imagens de manifestações de 08 de janeiro no Planalto

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile