A Vale (VALE3) aprofunda a queda nesta segunda-feira. Após cair 4% na sexta, o papel recuava mais 2,31% hoje. Com isso, a mineradora acumula tombo de 6% em duas sessões.
LEIA: JBS dos irmãos Batista com apetite para comprar
O movimento acontece após o presidente Donald Trump não descartar uma queda no PIB. Em entrevista à Fox News no último domingo (9), o chefe da Casa Branca afirmou que a economia pode “passar por um período de transição”.
“Odeio prever coisas assim. […] Há um período de transição, porque o que estamos fazendo é muito grande — estamos trazendo riqueza de volta para os EUA”, afirmou Trump. Ele ainda acrescentou que isso “leva um pouco de tempo”.
Já no cenário doméstico, a preocupação do mercado continua sendo a trajetória das contas públicas, com investidores receosos sobre quais medidas o governo pode adotar para reduzir a inflação dos alimentos e responder à queda recente de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
MAIS INFORMAÇÃO: Jornalista perseguido por Alexandre de Moraes afirma que “ministro é ligado ao PCC e Deep State”
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique. Você também pode entrar em nosso canal do Whatsapp para se informar sobre o tema
O preço de referência para abril, na Bolsa de Cingapura, caiu abaixo do nível psicológico chave de US$ 100, para US$ 99,8 a tonelada.
Além disso, o mercado também observa a guerra comercial entre EUA e China. As próximas tarifas de 25% sobre todo o aço importado pelos EUA obscureceram as perspectivas de demanda e pesaram sobre o sentimento dos investidores.
MAIS: Brasileiros que desaprovam governo Lula continuam crescendo em nova pesquisa
Outra preocupação diz respeito crescente em relação à possibilidade de anúncios de novas medidas por Pequim nas próximas semanas, depois de o governo ter se comprometido a continuar com cortes de produção de aço bruto este ano para lidar com o excesso de capacidade que assola o setor, também pressionou os preços do minério de ferro.
LEIA: Provas apontam que programa criado na gestão Lula beneficiam