Vale vai recomprar cerca de 200 milhões de ações e apresenta resultado 34% superior. a Vale (VALE3) anunciou um programa de recompra de até 200 milhões de ações nos próximos 18 meses. A mineradora emenda o novo plano no programa vigente, que está prestes a ser encerrado com saldo de 268 milhões de papéis adquiridos.
O que a recompra de ações representa para o acionista?
Até que a Vale decida qual será o destino das ações recompradas, os efeitos para os acionistas ainda são incertos. Mas os dois cenários prováveis são os seguintes:
Contudo, se os papéis forem cancelados, o acionista termina, proporcionalmente, com uma fatia maior da empresa, o que pode engordar os dividendos.
Petrobras aprova distribuição adicional superior a R$ 2 por ação
Em contrapartida, se os ativos permanecerem guardados na tesouraria para uma oferta no futuro, o acionista ganhará apenas após sua venda. Nesse caso, o ganho de capital fará parte do lucro da empresa, o que também influencia na distribuição de proventos.
No entanto, a recompra também pode ter um efeito negativo.
Isto porque, com o número de papéis em negociação reduzido, cai também a liquidez dos ativos. Porém, no caso da Vale, a porcentagem pequena de ações recompradas não deve afetar muito esse aspecto.
Resultados da Vale ficam abaixo da expectativa
Vale (VALE3) mostrou que a pressão sobre os preços do minério de ferro atingiu com força seus números e impediu que a empresa mais valiosa da B3 correspondesse às expectativas dos analistas.
Desta forma, a receita líquida ficou em 12,6 bilhões de dólares no terceiro trimestre, acima dos 10,7 bilhões de dólares vistos no mesmo período do ano passado. Entretanto, o número, porém, é cerca de 24% inferior ao resultado do trimestre anterior e não alcançou a projeção média de 13,5 bilhões de dólares segundo analistas.
Ânima faz joint-venture com telefônica Brasil
No entanto, o indicador que mais se aproximou das expectativas foi o Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) e assim, que exclui despesas com Brumadinho e com a covid-19. Foram 7,7 bilhões de dólares no trimestre, 4,1 bilhões de dólares a menos do que no 2T21. As quedas na comparação trimestral podem ser explicadas pela desvalorização do principal produto da Vale. O preço médio de referência do minério de ferro 62% Fe recuou 19% no período, para 162,9 de dólares/dmt.