Veja empresas de comercio eletrônico irregular na lista do Procon. O Procon-SP incluiu recentemente 28 novos sites em sua lista “Evite Esses Sites” após receber reclamações de irregularidades na prática de comércio eletrônico, principalmente a falta de entrega do produto adquirido pelo consumidor. Criada em 2011 com o objetivo de alertar os consumidores contra empresas de e-commerce que infringem os direitos do consumidor, a lista “Evite esses sites” possui atualmente 91 endereços eletrônicos cadastrados.
As empresas que compõem a lista são fornecedores que tiveram reclamações registradas no Procon-SP, foram notificadas e não responderam ou não foram encontradas, inclusive em rastreamentos feitos nos bancos de dados de órgãos como Junta Comercial e Receita Federal, impossibilitando qualquer tentativa de intermediação entre as partes ou abertura de processo administrativo. Também compõem a lista sites criados exclusivamente para enganar o consumidor, que não realizam comércio eletrônico de produtos e serviços.
ENTENDA: Governo Lula vai usar BNDES para tentar impedir migração da Copel para o Novo Mercado da B3
Verifique a reputação do vendedor: antes de efetuar uma compra, pesquise a reputação do vendedor ou da loja no site do Procon, em sites especializados, na imprensa e nas Receitas Federal e Estaduais. Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato, além do e-mail) e confira se essas informações estão corretas.
Prefira fazer comprar de empresas bem estabelecidas, com sede no Brasil e que ofereçam política de reembolso clara e consistente. Leia avaliações de outros compradores e veja se existem reclamações recorrentes sobre o vendedor ou produto. Para um nível maior de segurança, embora seja mais custoso, é possível checar a integridade do vendedor em agências de proteção ao crédito;
- “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”: esteja atento a ofertas que parecem ser muito boas e desconfie de reduções drásticas nos preços. Caso algo pareça suspeito, é melhor investigar mais antes de prosseguir com a compra. Golpes e fraudes são comuns especialmente em ofertas tentadoras;
- Leia as políticas de privacidade e devolução: antes de finalizar a compra, leia atentamente as políticas de privacidade do site e as condições de devolução. Certifique-se de entender os termos e condições em caso de problemas com o produto ou entrega, pois essa informação é essencial para garantir os direitos do consumidor.
- AINDA: Lula afirma ter orgulho de ser comunista, no Foro de São Paulo. Regime já dizimou mais de 100 milhões no mundo