Weg e Elon Musk negociam parceria para SpaceX. Elon Musk está em negociação de equipamentos para a SpaceX com uma empresa de Santa Catarina. O bilionário escolheu a brasileira WEG (WEGE3), especializada em itens eletroeletrônicos, para fornecer motores que serão usados nos foguetes.
De acordo com as informações divulgadas, a SpaceX pretende construir sua própria unidade de separação de ar para ter acesso a uma grande quantidade de oxigênio, que será transformado em combustível para os veículos.
Para isso, decidiram que seria mais viável o investimento em unidades próprias e equipamentos que permitissem a autoprodução.
Para alcançar sucesso no projeto, as duas fornecedoras iniciaram uma relação colaborativa para desenvolver técnicas específicas às necessidades da empresa de Musk.
SAIBA: Coreia do Norte fala em armas nucleares, após 2º submarino americano chegar na Coreia do Sul
Inclusive, a WEG destacou que essa parceria com a Atlas Copco Gas and Process, que é uma das principais fornecedoras globais de compressores de ar, foi responsável pelo bom desenvolvimento do projeto para as unidades de separação de ar.
Nos últimos anos, Elon Musk tornou-se uma referência no mundo da tecnologia e inovação. Com suas empresas Tesla e SpaceX, ele tem revolucionado indústrias como a automobilística, aeroespacial e a de neurociência.
Foram realizadas seleções de empresas que poderiam contribuir com o projeto. Entre as selecionadas está a Atlas Copco Gas and Process, que fornecerá os compressores para cada estação de separação de ar.
LEIA: Avião da FAB transporta ministros de Lula e esposas, além de membros do STF
A empresa brasileira de Jaraguá do Sul (SC) ficou responsável pelo fornecimento dos motores empregados em cada unidade de separação de ar.
A nova empreitada representa mais uma maneira de ser pioneiro no desenvolvimento de combustível para os foguetes da empresa.
A WEG fornecerá motores de média tensão NEMA da linha MGP, com 12,8 MW, 13,8 kV e quatro polos. Todos serão instalados com os compressores em duas plataformas.
Além disso, a produção dele está sendo realizada na Índia. A escolha do país para a produção foi feita com o objetivo de oferecer qualidade e entrega mais rápida.
VEJA: Zema lança Vale do Lítio na Nasdaq e leva investimento de R$ 750 milhões para Minas