É de negatividade crítica a percepção dos brasileiros sobre a crise econômica e a incapacidade do governo de Lula (PT) para contornar a inflação. Os dados da pesquisa mostram que 84% dos eleitores estão pessimistas com o futuro dos preços de compras de mercado e de contas no país, nas próximas semanas.
MAIS: Financiamento imobiliário pela Caixa fica mais caro em 2025 sob Lula
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique
SAIBA: Governo Lula acaba com o abono salarial para quem ganha dois salários mínimos
O patamar de negatividade atingiu 51% dos pesquisados, que já esperam aumento destes preços nas próximas semanas. O otimismo atinge somente 9% dos entrevistados, que preveem uma diminuição destes custos do cotidiano dos brasileiros.
A PoderData ainda registrou que a percepção sobre aumento de preços nas últimas semanas subiu de 49% para 61%, em 6 meses.
A pesquisa coletou dados de 2.500 entrevistados por ligações telefônicas realizadas entre os dias 25 e 27 deste mês de janeiro, em 219 municípios nas 27 unidades da Federação.
LEIA: Haddad nega dominância fiscal no Brasil
O levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais. E intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada pelo PoderData e divulgada na quinta-feira 30 de janeiro.