Pix com opção de limite começa a valer segundo Banco Central a partir desta quinta-feira,1. E assim, as instituições participantes do Pix, o sistema instantâneo de pagamentos, devem passar a oferecer aos clientes a possibilidade de alteração de limites pelos próprios aplicativos.
Entretanto, os pedidos de redução dos limites do Pix, de acordo com BC, deverão ser atendidos imediatamente. Contudo, as solicitações de aumento, se compatíveis com os limites para TED e cartão de débito, devem ser acatadas até as 7h do dia útil seguinte.
Pix tem limite ampliado pelo Banco Central
No entanto, caso o valor pedido for superior aos limites para TED e cartão de débito, o banco deve avaliar o perfil do cliente e decidir se aceita. “Nesses casos, as respostas deverão ser dadas em até uma hora, caso a solicitação seja feita entre 6h e 20h (incluindo sábados, domingos e feriados). Portanto, se o pedido for feito fora desse horário, a solicitação deve ser respondida até ás 7h do dia útil seguinte”, orientou o BC.
Apenas relembrando, o Pix é um meio de pagamento eletrônico do Brasil lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020, com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020. Criado e regulado pelo Banco Central do Brasil. Disponibiliza transferências sem custo para pessoa física, de forma imedita, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Desta forma, o pix é prático, rápido e seguro.
Open Banking o que é como funciona?
O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem várias outras possibilidades.
Isto porque, ele pode alavancar a competitividade e a eficiência do mercado, baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes. Além de incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo a promover a inclusão financeira. E assim, preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.