Open Banking o que é como funciona?

Open Banking o que é como funciona
Patrocinado

O que é Open Banking e como funciona? Vamos dizer que é uma ferramenta que o Banco Central (BC) idealizou para facilitar a vida financeira da população. E mais um recurso da nova tendência mundial de digitalizar os serviços bancários. Entenda o open banking como mais uma ferramenta, que assim como o Pix, agiliza os serviços bancários.

Entretanto, da tradução do inglês, a expressão significa Banco aberto, ou sistema bancário aberto. Nada mais é que o compartilhamento de dados bancários pessoais entre as instituições financeiras. Em outras palavras, é um termo da área de serviços financeiros, que é parte da tecnologia financeira.

Contudo, o Open Banking é relativo a um conjunto de regras sobre o uso e compartilhamento de dados e informações financeiras entre instituições. Em se tratando de mundo o assunto é mais antigo. Porém no Brasil o tema começou a ser discutido pelo Banco Central em 2019.

Veja também: Banco Central anuncia início do Open Banking

No entanto, o BC explicou em nota que seu objetivo com a iniciativa é aumentar a eficiência no Sistema Financeiro Nacional. Desta forma, promover um ambiente de negócio mais inclusivo e competitivo. Busca também, preservar sua segurança e a proteção dos consumidores.

Entretanto o BC afirma que a ferramenta esta em linha com a recém aprovada Lei de Proteção de Dados Pessoais. O Open Banking parte do princípio de que os dados bancários pertencem aos clientes e não às instituições financeiras. Dessa forma, desde que autorizadas pelo correntista, as instituições financeiras compartilharão dados, produtos e serviços com outras instituições. Isto deve ocorrer por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de tecnologia, de forma segura, ágil e conveniente.

Como funciona o Open Banking para o correntista?

Através do Open Banking o correntista poderá visualizar em um único aplicativo o extrato consolidado de todas as suas contas bancárias e investimentos. E ainda, será possível, por este mesmo aplicativo, realizar transferência de recursos ou realizar um pagamento. Embora não seja necessário acessar diretamente o site ou aplicativo do banco.

Como esta o Open Banking no Brasil?

No Brasil, embora ainda não estivesse regulamentado, alguns casos de compartilhamento de informações no mercado já ocorrem há algum tempo.

Podemos mencionar aqui por exemplo, a fintech Guiabolso. Eles consolidam as informações financeiras dos clientes em uma plataforma. Outra empresa que tem crescido nesta linha é a Conta Azul. Ela através de aplicativo disponibiliza para as pequenas empresas que são clientes do Banco do Brasil a integração automática de suas contas e extratos em um só lugar. Estas informações já circulam desde 2019.

Quais os riscos do Open Banking?

Como tudo tem seu lado luz e lado sombra, ou seja, pontos positivo e negativos. Este tema também é muito polêmico. Na contramão de um grupo de defensores da unificação das informações financeiras dos indivíduos esta Mick McAteer.

McAteer trabalha no Centro de Inclusão Financeira (Financial Inclusion Centre, em inglês) do Reino Unido. Ele acredita que apenas os tecnófilos serão beneficiados. Em outras palavras, para ele apenas aqueles que aderem à tecnologia de forma acrítica irão aderir ao Open Banking.

Embora possam existir facilidades, ele defende que o sistema bancário aberto é “uma ideia estúpida”. Em contrapartida, o OB pode criar uma maior exclusão financeira dos indivíduos de baixa renda.

Falando em finanças você já pensou na educação financeira de seus pequenos?

Entretanto, ele também afirma ser ingenuidade dos reguladores esperar que os clientes distribuam seus dados e consigam melhores ofertas dos bancos.

No entanto, MCateer aponta o risco dos clientes serem explorados por empresas que oferecem novas espécies de crédito consignado caras. Além disto, as pessoas estarão propensas a sofrer fraudes com seus dados e informações pessoais. Fato que já ocorre com os que revelaram seus dados em lugares como redes sociais.

E você já tem sua opinião formada sobre o assunto? Comenta ai abaixo o que pensa sobre esta unificação de dados.