Especialista em Fintech tem 5 previsões para 2021 sobre Bitcoin
Patrocinado

Especialista em Fintech tem 5 previsões para 2021 sobre Bitcoin. Este ano foi totalmente atípico em praticamente todos os sentidos. Entretanto, quando o assunto é bitcoin tudo fica extremamente inacreditável. A moeda virtual mais valiosa do mundo em dezembro foi negociada a mais de 23 mil dólares.

Contudo, quando os EUA começaram a lutar contra a Covid-19 no início de março, o Bitcoin estava abaixo de 4 mil dólares. Para proprietários ou vendedores, é uma fonte intrincada de ganhos e perdas. De acordo, com James Ledbetter, especialista americano em Fintechs, para quem está de fora (como ele), é um espetáculo de mercado divertido, com toques de ciúme e tontura.

Apesar da tremenda flutuação do preço do bitcoin, Normalmente em uma direção ascendente, 2020 também foi um ano de maturidade relativa para uma moeda que, afinal, só está sendo negociada por uma década. James também é editor do FIN , um boletim informativo de fintech. De acordo com ele, veja o que podemos esperar para 2021.

O que vem em 2021

Em 2020 vimos uma evolução notável na adaptação do bitcoin. Empresas de fintech proeminentes, desde o investimento da Square de 50 milhões de dólares em bitcoin ao PayPal, permitindo que seus usuários comprem e vendam bitcoin , deram-lhe um selo de aprovação.

Veja Também: Ibovespa tem nova carteira para 2021.

Entretanto, para 2021 provavelmente veremos uma extensão desse abraço mainstream. Procure pelo menos um grande banco americano ou europeu para anunciar algum tipo de sistema em que habilite compras de bitcoins. Ou ainda, concorde em manter ativos digitais para seus clientes.

Seja o que for que o bitcoin possa ou não ter realizado em sua década de existência. No entanto, ele forçou muitas grandes entidades globais a pensar em oferecer uma moeda digital internacional. O próprio Banco Central brasileiro já esta estudando a possibilidade.

O Mercado de Pagamento digital

O Bitcoin demonstrou, ainda que embrionicamente, que uma moeda digital global pode agilizar drasticamente esse processo. Este ano, o Facebook e o Google – empresas com um enorme alcance global com o qual o bitcoin só pode sonhar – avançaram com grandes planos de moeda digital.

Como exemplos anteriores, cada empresa envolvida no espaço de pagamento entende não apenas que existe um mercado para pagamentos digitais ainda em aberto. Mas que pagamentos envolvendo diferentes mercados de câmbio têm o maior potencial. Isso porque atualmente essas transações podem levar dias para serem resolvidas e geralmente envolvem taxas pesadas.

Mobilização de Bancos Centrais

Nesta vertente também já temos o Pix do Banco Central brasileiro. O Pix tem batido records de utilização e movimentação financeira.

Em 2020 o Bank for International Settlements divulgou um relatório e uma pesquisa indicando que 80% dos bancos centrais do mundo estão trabalhando em alguma forma de moeda digital.

Em meio, a toda esta tendência a China como sempre, saiu na frente. A China levou a experimentação da moeda digital muito mais longe do que qualquer outra nação. Recentemente, na cidade de Suzhou, no leste da China, a oeste de Xangai, foi realizada uma loteria na qual 100.000 residentes receberam 200 renminbi (cerca de 30 dólares) cada um por meio de uma carteira digital. Eles foram encorajados a vincular seu dinheiro digital a suas contas bancárias e, se não gastassem seu dinheiro digital em algumas semanas, ele desaparecia – duas técnicas excelentes para fazer o experimento avançar.

Embora atualmente a China seja um centro para o bitcoin. Especialmente quando falamos da mineração. À medida que a China se move em direção à adaptação nacional do yuan digital. É provável que reduza a demanda por bitcoin e outras criptomoedas independentes. No próximo ano pode haver experiências semelhantes em outros países.

De acordo com o resultado eleitoral americano. A suposição natural é que um governo democrata regulará com mais rigor do que um governo republicano. Embora alguns tenham afirmado que Biden será “bom para criptomoeda”.

Talvez, mas os entusiastas do bitcoin tendem a ignorar questões como anonimato e seu uso potencial para fraude; para os reguladores, essas são preocupações muito sérias. A equipe de Biden pode muito bem apresentar uma maneira mais abrangente e racional de regular a criptomoeda. No entanto, Ledbetter não apostaria em qualquer favoritismo em relação ao bitcoin em particular.

Valor do bitcoin como investimento

Como o valor do bitcoin não está diretamente vinculado a nenhum fenômeno óbvio do mundo real (como política fiscal ou monetária), ele pode se valorizar ou se depreciar de maneiras difíceis de prever ou mesmo de explicar.

Como investimento, isso torna difícil recomendá-lo a quem deseja evitar grandes perdas. Alguns dizem que o bitcoin pode chegar a US $ 50.000 no próximo ano e, embora isso pareça extremo, não está fora de questão se os investidores transferem dinheiro de outros ativos para o bitcoin.

Entretanto, para concluir Ledbetter afirmou, “claro, é igualmente possível que o preço vá na direção oposta em 2021. A única coisa que parece certa é que a viagem selvagem de 2020 se repetirá – então aperte o cinto”.

Os criptoativos de uma forma ou de outra chegaram para ficar. Isto não significa que os cuidados contra fraudes devem ser esquecidos. Sempre houve e continuará a existir fraudadores. Mesmo o bitcoin já tendo demonstrado sua seguranças sempre ha que tente algo novo. E isto não é privilégio apenas dos criptoativos. A nota de duzentos reais por exemplo, mal entrou em circulação já foram encontradas notas falsificadas.

O bitcoin não pode ser falsificado, porém como qualquer outra moeda, pode ser motivo de fraudes e enganos propositais. Como pirâmides e scams.