Sete atitudes para filhos mais resilientes e flexíveis segundo psicóloga de Harvard

Sete atitudes para filhos mais resilientes e flexíveis segundo psicóloga de Harvard
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Sete atitudes para filhos mais resilientes e flexíveis segundo psicóloga de Harvard. Os pais normalmente investem na educação de seus filhos. Eles buscam garantir de alguma forma o sucesso futuro dos filhos. No entanto, escolher uma boa escola para os filhos não é garantia de prepará-los para os desafios do futuro.

O cérebro de uma criança não é um cérebro adulto em miniatura. É um cérebro nascido em construção que se conecta ao mundo. E cabe aos pais criar um mundo – tanto físico quanto social – rico em instruções de fiação.

Desta forma, além do conhecimento de sala de aula várias são as habilidades e competências que a criança precisa desenvolver ao longo da vida. Para que de fato esteja mais preparada para os desafios do mundo.

Com base em anos de pesquisa em neurociência e psicologia. Aqui estão sete regras parentais para ajudar seu filho a construir um cérebro que seja flexível e, portanto, resiliente.

Os pais precisam ser jardineiros e não carpinteiros

Com base na rotina, os pais podem esculpir seu filho em algo específico. Por exemplo, um violinista de concerto, ou ainda, podem fornecer um ambiente que incentive o crescimento saudável em qualquer direção que a criança queira.

Se você quiser que seu filho seja um músico clássico algum dia. Tem a opção de força-lo a estudar um instrumento, o que é característica do carpinteiro. Aquele que buscar forjar uma imagem, ou forma em uma pedaço de madeira. Desta forma seu filho pode considerar o aprendizado do instrumento como algo obrigatório e por esta razão desagradável.

Entretanto, a abordagem do jardineiro é espalhar uma variedade de oportunidades musicais pela casa. E assim, ver quais delas despertam o interesse de seu filho. Eles adoram bater em panelas e frigideiras? Talvez seu filho seja um baterista de heavy metal em ascensão.

Depois de entender que tipo de planta está cultivando, você pode “ajustar o solo” para que ela crie raízes e floresça.

Exponha as crianças, sempre com segurança

A exposição de crianças a variadas pessoas e situações é muito benéfica. De acordo com pesquisas, bebês que interagem regularmente com falantes de diferentes línguas podem reter conexões cerebrais críticas. O que pode facilitar a aprender outras línguas no futuro.

Fale e leia muito para as crianças

Isso cria uma base neural para o aprendizado posterior. Portanto, quanto mais palavras ouvem, maior é o efeito. Eles também terão melhor vocabulário e compreensão de leitura. Pesquisas mostram que, mesmo quando as crianças têm apenas alguns meses de idade e não entendem o significado das palavras, seus cérebros ainda as utilizam. A importância da ligação entre a linguagem e a infância é imensurável

Ensinar-lhes “palavras emocionais” (isto é, triste, feliz, frustrado) é especialmente benéfico . Quanto mais eles sabem, com mais flexibilidade podem agir. Entretanto, é importante que avaliando os sentimentos de outras pessoas. Fale sobre o que causa emoções e como elas podem afetar alguém: “Está vendo aquele menino chorando? Ele está sentindo dor por ter caído e arranhado o joelho. Ele está triste e provavelmente quer um abraço dos pais. ”

Pense em você como um guia turístico de seus filhos através do misterioso mundo dos humanos e seus movimentos e sons.

Explique as coisas para as crianças

Por mais que em alguns momentos possa exaustivo. Os questionamentos e “Por quê?” das crianças devem ser respondidos. Mas quando você explica algo a eles, você pega algo novo e novo do mundo e o torna previsível. Os cérebros funcionam com mais eficiência quando prevêem bem.

Evite responder às perguntas do tipo “por que” com “Porque eu disse”. As crianças que entendem as razões para se comportar de uma determinada maneira podem regular mais eficazmente suas ações.

Se tudo o que eles sabem é: “Não devo comer todos os biscoitos porque uma figura de autoridade me disse isso e terei problemas”, esse raciocínio pode não ajudar quando os pais não estão presentes.

É melhor se eles entendem: “Não devo comer todos os biscoitos porque vou ficar com dor de estômago e meu irmão e minha irmã ficarão desapontados por perder a sobremesa”. Esse raciocínio os ajuda a compreender as consequências de suas ações e estimula a empatia.

Com uma criança descreva as razões e atividades não as pessoas

A mesma regra vale para elogios: não chame sua filha de “uma boa menina”. Em vez disso, comente sobre as ações dela: “Você fez uma boa escolha não bater em seu irmão de volta.” Esse tipo de formulação ajudará seu cérebro a construir conceitos mais úteis sobre suas ações e ela mesma.

Outra sugestão é descrever as ações dos personagens de contos de fadas. Quando alguém falha em dizer a verdade, não diga: “Sam é um mentiroso”, que é sobre a pessoa. Diga: “Sam disse uma mentira”, que é sobre a atividade. Em seguida, continue com: “Por que você acha que Sam fez isso? Como as outras pessoas se sentirão se descobrirem? Eles deveriam perdoar Sam? ”

Ao se envolver com a curiosidade, em vez de certeza, você está modelando a flexibilidade de que eles precisam em situações da vida real. Você também está sinalizando que Sam não é inerentemente desonesto, mas está mentindo em uma situação particular. Talvez ele se comportasse mais honestamente em outras circunstâncias.

Aplauda e crie independência

De acordo com, Lisa Feldman Barrett , Ph.D., neurocientista, psicóloga e autora de “Seven and a Half Lessons About the Brain”. As crianças adoram experimentar as coisas sozinhas sem a sua ajuda, como se vestir ou montar quebra-cabeças. Isso é bom. Você quer que eles desenvolvam um senso de gerência. Os país não devem facilitar a vida e aprendizado dos filhos. Mas sim apoiá-los.

Entretanto, saber quando intervir e quando recuar pode ser um desafio. Mas se você está sempre presente, orientando seu filho e cuidando de cada necessidade, ele não aprende a fazer as coisas sozinho. Às vezes, deixá-los lutar cria resiliência e os ajuda a compreender as consequências de suas ações.

Ajude seus filhos a copiá-lo

A neurocientista questiona, “você notou como algumas tarefas que parecem funcionar para você (por exemplo, limpar a casa ou remover ervas daninhas de um jardim) podem ser divertidas para uma criança?

As crianças aprendem naturalmente observando, brincando e, acima de tudo, copiando os adultos. É uma maneira eficiente de aprender e dá a eles uma sensação de domínio. Portanto, entregue a eles uma vassoura em miniatura, uma pá de jardim ou um cortador de grama de brinquedo e deixe a imitação começar.

A criança precisa deste processo para sua descoberta e entendimento de mundo e seu papel nele.