Open Banking deve iniciar em 2020 de acordo com Banco Central

Open Banking deve iniciar em 2020 de acordo com Banco Central
Banco Central do Brasil, fachada externa. Brasília, 02-03-2017. Foto Sérgio Lima/Poder 360.
Patrocinado

Open Banking deve iniciar em 2020 de acordo com Banco Central. Contudo, a primeira fase do open banking, sistema que dará aos clientes de bancos o poder sobre seus dados financeiros deve iniciar em 2020.

Entretanto, a ideia principal do open banking é ampliar a competição no setor financeiro e consequentemente reduzir taxas de juros e tarifas do sistema. O open banking também permitirá no final o acesso a informações e operações numa só plataforma.

No entanto, o diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso informou que para viabilizar a ideia existe uma consulta pública. A consulta pública vai ficar aberta até 31 de janeiro de 2020 (…) E depois vai ter um tempo (…) para soltar resolução e circular definitiva. Uma vez divulgado normativos, cinco meses depois, a fase um começa a vigorar”.

Veja também:

Condenação de Lula no caso do sitio é confirmada em segunda instância.

Os conglomerados financeiros de maior porte, classificados nas categorias S1 e S2, serão obrigadas a participar do sistema. As demais instituições terão liberdade para decidir se participarão.

A divugação do open banking acontece um dia após o Conselho Monetário Nacional (CMN) ter estabelecido texto de 8% ao mês para a taxa de juros que os bancos podem cobrar no cheque especial.

Em outras palavras, o Open Banking reduz a barreira de entrada para novos serviços e produtos, criando um ambiente mais competitivo e com mais opções para o consumidor.