Condenação de Lula no caso do sítio é confirmada e pena sobe para 17 anos

Condenação de Lula no caso do citybank mercado ter confirmada e pena sobe para 17 anos
Patrocinado

Condenação de Lula no caso do sítio é confirmada e pena sobe para 17 anos. A decisão unânime foi da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Contudo, a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia (SP). A pena imposta ao petista de 12 anos e 11 meses de prisão foi alterada para 17 anos, 1 mês e 10 dias.

Entretanto, o relator do caso, desembargador João Pedro Gebran Neto, confirmou a sentença condenatória e votou pela elevação da pena. Como justificativa a elevação da pena o desembargador afirmou:“Infelizmente a responsabilidade do ex-presidente Lula é bastante elevada. Ele ocupava o grau de máximo dirigente da nação e expectativa é que se comportasse em conformidade com o direito.Mais que isso, que coibisse ilicitudes, e ao revés o que se verifica é uma participação e responsabilização nesses casos de corrupção”.

Veja também:

Disparada do dólar pode afetar taxa de juros.

No entanto, mesmo Lula recebendo sua segunda condenação em segunda instância não será preso. Isso graças ao Supremo Tribunal Federal que mudou sua jurisprudência que permitia o início do cumprimento da pena após condenação em segunda instância. A decisão beneficiou Lula e permitiu que ele deixasse a sede da Polícia Federal em Curitiba, onde ficou preso por 1 ano e 7 meses por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex.

Contudo, o desembargador Paulsen ao concluir seu voto criticou a revisão da jurisprudência do Supremo e afirmou que ela cria um estado autocrático. O desembargador afirmou que “Submeter a eficácia do trabalho de todos os juízes e desembargadores deste tribunal —sejam da Justiça estadual, da Justiça Federal— à chancela por poucas autoridades, é substituir um regime republicano, democrático, por um regime autocrático. É concentração de poder incompatível com a estrutura do nosso Estado”, encerrou Paulsen sua crítica ao Supremo.