Disparada do dólar pode afetar taxa de juros

Disparada do dólar pode afetar taxa de juros
Patrocinado

Disparada do dólar pode afetar taxa de juros. Entretanto em se falando das análises existem os que acreditam que a disparada do dólar a quase R$4,28 na terça-feira, 26, para novos recordes nominais históricos é reflexo de novos ruídos na comunicação de membros do governo. Contudo, a situação pode contaminar de forma explícita outros mercados locais e eleva riscos em relação ao cenário de juros baixos.

Após o ministro da economia comentar em Washington nos Estados Unidos, de que o câmbio de equilíbrio do Brasil agora é mais depreciado devido ao juro baixo.

Entretanto, o ministro frisou que o Brasil tem uma moeda forte e que flutuações no câmbio não são motivo de preocupação. “Temos um câmbio flutuante, então ele flutua. Às vezes ele está um pouco acima, por exemplo, quando o juro desce, ele sobe um pouco.”

Veja Também:

Justiça autoriza Petrobras a suspender repasse a FUP.

País já apresenta crescimento superior a 1%.

Contudo, o mercado responde com a alta do dólar. Tudo por conta da sensação de que a moeda acima de R$ 4,20 não incomoda. Em contrapartida, os players viram espaço para reforçar as compras, o que automaticamente empurrou a cotação para acima da máxima histórica anterior, de 4,2482 reais na cotação de compra.

No entanto, o Banco Central anunciou pela manhã oferta líquida de moeda spot quando o dólar embalou a alta. Depois de um breve respiro, a moeda não apenas voltou a subir como superou o pico anterior, agora ameaçando a linha de 4,28 reais.

Na tarde, o BC anunciou outro leilão de venda líquida de dólares. Entre analistas e gestores as dúvidas eram: O governo diz que o câmbio não é uma grande questão, mas também está vendendo reservas cambiais para defender a moeda?

O cenário traz a preocupação do mercado com a recente alta do dólar e o risco de o juro precisar subir antes do esperado. Em outras palavras, a curva de DI já mostra Selic média de 5,3% no último trimestre de 2020. Acima do patamar atual (5%) e 80 pontos-base acima do nível de 4,50% esperado pelo mercado para o fim de 2019 e de 2020. A curva começa a embutir altas de juros em meados de 2020.

Existe ainda, o risco de altas de juros pressionar o mercado de ações, que se beneficia de taxas mais baixas na renda fixa. O Ibovespa fechou em queda de 1,16% (segundo dados preliminares), pouco acima dos 107 mil pontos, descolando de Wall Street, que bateu novos recordes históricos.