Patrocinado

País já apresenta crescimento superior a 1% de acordo com o Ministro da Economia Paulo Guedes. A afirmação foi feita nesta sexta-feira,22, no Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX) de 2019. Contudo, o ministro disse que a aceleração da atividade, aliada aos juros baixos, vai “disparar” os investimentos de longo prazo no país.

Ainda de acordo com o ministro, os juros terão continuidade na queda. Que atualmente esta em 5% ao ano. Entretanto, ele afirmou que, com taxas reduzidas, o setor público deve “economizar” 96 bilhões de reais em serviço da dívida no próximo ano. E que em 2020 o Brasil irá crescer o dobro deste anos.

Com relação a reforma tributária no entanto, Guedes afirmou que o governo vai defender a criação de um IVA (imposto sobre valor agregado) federal. O objetivo do imposto é unificar PIS e Cofins, com uma alíquota de 11% a 12%.

Veja também:

Acordo Boeing e Embraer é aprovado pela China.

Resultado do PagSeguro tem alta de 48% no trimestre.

Ainda sobre o tema, o ministro disse que espera que Estados e municípios embarquem nesse projeto. No entanto, a União não pode força-los a abrir mão de receitas de impostos como ICMS ( estadual ) e ISS ( municipal).

Guedes aproveitou para reiterar que o comprometimento fiscal do governo são os gastos com funcionalismo. Segundo ele os gastos avançaram mais de 50% acima da inflação nos últimos 15 anos. As ferramentas para conter esse desequilíbrio estão presentes na reforma administrativa que não irá, contudo, mexer com estabilidade e salários dos atuais funcionários públicos, afirmou o ministro.