Trigo deve substituir milho devido a custo elevado do grão. Isto porque, devido a alta expressiva no preço do milho muitos grandes frigoríficos brasileiros se voltaram ao trigo como um substituto do ingrediente na ração animal. A informação é de um representante da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Inseto alimento nutritivo para população solução econômica e social
Desta forma, o trigo poderia substituir 100% do milho na alimentação de suínos e aves, disse ele. A indústria de carne fornece ração para os criadores de animais integrados.
Entretanto, de acordo com Francisco Turra, que preside o conselho consultivo da entidade, a demanda das empresas de carne está levando a um aumento nas intenções de plantio de trigo em seu Estado, o Rio Grande do Sul.
E ainda, segundo o representante, “a JBS (JBSS3) e a BRF (BRFS3) já anunciaram que vão comprar safras de inverno como trigo, triticale e cevada para usar como ração”. Ele afirmou que essas empresas já fizeram negócios para entrega futura.
Fazenda de insetos nutrição animal é objetivo de startup
Isto porque, os altos preços e os atrasos na segunda safra de milho do Brasil têm pressionado as margens dos frigoríficos. Desta forma levam algumas empresas a buscar suprimentos no Paraguai e na Argentina enquanto a oferta está restrita no Brasil.
No entanto, como forma de incentivo o governo federal suspendeu temporariamente tarifas de importação de soja e milho de países fora do Mercosul. O objetivo é que o Brasil também possa importar milho de nações como EUA e Ucrânia.
Reguladores europeus investigam atividades da Binance
Contudo, esta prática já é conhecida. Usar o trigo como ração animal é comum no Canadá e na Rússia, que não produzem milho nem o importam, afirmou Turra, que foi Ministro da Agricultura entre 1998 e 1999.