Usiminas e Vale reiniciam as operações em Minas. Vale e a Usiminas informaram que retomaram, de forma parcial, as operações em Minas Gerais, interrompidas devido às fortes chuvas que atingiram o estado.
Desta forma, a Vale informou nesta segunda-feira que retomou de forma parcial e gradual suas operações em Minas Gerais após o período de chuvas intensas que atingiram a região no início deste ano.
Contudo, a mineradora afirmou que, no Sistema Sudeste, a circulação de trens na Estrada de Ferro Vitória a Minas foi retomada no trecho Rio Piracicaba – João Monlevade, permitindo a expedição gradual da produção de Brucutu e Mariana. Não há mais produção paralisada nesse sistema em decorrência das chuvas.
brMalls tem alta forte e rejeita proposta de fusão
E assim, já o ramal de BH, responsável pelo transporte de carga geral, encontra-se paralisado. Estão sendo estudadas alternativas logísticas para o retorno definitivo do ramal e para o escoamento da carga geral enquanto ele permanecer paralisado.
No entanto, a Usiminas informou no sábado (15) a retomada gradual das atividades do seu negócio de mineração (Musa). Segundo o documento, os problemas causados pelas chuvas ainda afetam empresas responsáveis pela cadeia de escoamento de minério. “A Musa está acompanhando a evolução das ações implementadas por tais empresas de forma a assegurar a mais rápida recuperação possível.”