PT pede ao STF mudança na lei paulista de regularização de terras

PT pede ao STF mudança na lei paulista de regularização de terras
Patrocinado

PT pede ao STF mudança na lei paulista de regularização de terras. O Partido dos Trabalhadores (PT) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7326 contra lei do Estado de São Paulo que cria o Programa Estadual de Regularização de Terras. A norma permite ao estado celebrar acordos, judicial ou administrativamente, para fins de alienação, com vistas a prevenir demandas ou extinguir as que estiverem pendentes.

MAIS INFORMAÇÂO: Quem é o ministro da justiça indicado por Lula e escândalos

Na avaliação da legenda, a Lei paulista 17.557/2022 dá guarida, premia e incentiva a atividade grileira em terras públicas, facilitando a ocupação indevida de bens públicos estaduais. O partido também sustenta que a norma viola as políticas urbana, agrícola e de reforma agrária, previstas na Constituição Federal, e é incompatível com a função social da propriedade e o direito à moradia, além de não considerar regulamentações de proteção ambiental.

SAIBA TAMBÉM: Acumulando cargos Alckmin ainda é réu por recebimento de caixa 2

O partido ainda alega que a norma prevê renúncia de receita pelo estado, pois define percentuais de descontos, baseados na fase processual da demanda (nunca inferior a 10% para ações não iniciadas) e do tempo de ocupação do imóvel.

VOCÊ SABIA: Sobrinho de Haddad será diretor-geral da Binance no Brasil

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada