TCU começa auditar cartão corporativo de Lula. O Tribunal de Contas da União (TCU) deu início à auditoria dos gastos realizados com o cartão corporativo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida tem como objetivo analisar as despesas efetuadas durante o período em que Lula ocupou a presidência do país.
LEIA: Investigação do STF: CPMI aprova quebra de sigilo
MAIS: Netflix entra no ramo gastronômico com restaurante
O cartão corporativo é uma ferramenta utilizada pelo governo para efetuar pagamentos de despesas relacionadas às atividades oficiais dos representantes públicos. A auditoria do TCU irá examinar minuciosamente os gastos efetuados por Lula, a fim de verificar a conformidade com as normas estabelecidas e a correta aplicação dos recursos públicos.
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.
LEIA: Gerdau anuncia investimento bilionário em Minas Gerais
O requerimento para investigação foi proposto na Câmara dos Deputados por Kim Kataguiri (União-SP) e aprovado pela Comissão de Fiscalização Financeira no final de maio. O requerimento pede para que o TCU apure se as despesas pagas pelo cartão corporativo foram feitas de “maneira responsável, eficiente e em conformidade com as normas e regulamentos vigentes”.
O processo está em andamento, segundo o TCU, e, depois de concluído, será analisado pelo plenário do tribunal.
O caso já consta no sistema do TCU. O relator será o ministro Jhonathan de Jesus, ex-deputado federal do Republicanos, que assumiu uma cadeira no TCU no início deste ano, e é apadrinho de Arthur Lira, presidente da Câmara.
Nos primeiros três meses de gestão Lula, a Presidência da República gastou cerca de R$ 2,5 milhões em faturas do cartão corporativo.
VOCÊ SABE? Qual o patrimônio do milionário chefe do PCC Marcola?
O TCU é um órgão de controle externo, independente e autônomo, responsável por auxiliar o Congresso Nacional na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União. Sua atuação contribui para aprimorar a gestão pública, fortalecer a democracia e assegurar o uso adequado dos recursos públicos.
Entretanto, deputados também pediram a auditoria após Lula adquirir móveis de luxo com valores extremamente elevados sem licitação.
ENTENDA: Ministério de Lula gasta R$500 milhões sem licitacão