Como achar o investidor certo para seu negócio
Investidores são sócios que não estarão direto no seu dia a dia, mas que gozarão de certos direitos. Além de também de obrigações um pouco diferentes em relação a seu negócio. A missão de encontrar o investidor certo não é tarefa fácil. E vem a pergunta: Como encontrar o investidor certo para seu negócio crescer?
A hora de escolher um investidor quando deve-se colocar tudo na balança. Definir com clareza quais os critérios importantes para você, seus sócios, e para a saúde e sucesso do seu negócio.
Contudo, um investidor tem responsabilidades específicas com relação a seu negócio. A primeira delas é aportar capital na forma combinada no acordo de investimentos. Entretanto, ele tem também direito formal de opinar e votar no curso do negócio, tem o exercício do direito de voto em reuniões de conselho.
Veja também: Fazer faculdade ou abrir meu negócio
Entretanto, o investidor pode ter sozinho, o direito de alterar o rumo estratégico da empresa. Como por exemplo vetos em certas decisões como investimentos relevantes, novas capitalizações, mudança do time de gestão. Em alguns casos tem o direito de retornar o capital em primeiro lugar em relação aos demais sócios.
Valor a ser aportado pelo Investidor
O valor que você precisa levantar pode variar muito. De menos de R$ 1 milhão a mais de R$ 100 milhões. De acordo com o valor, há classes diferentes de investidores. São elas, seed, VC, growth, Private Equities. Sobre estas classes você pode ver mais em nosso Portal.
No entanto, é fundamental ter clareza de quanto dinheiro precisa levantar para que a sua empresa chegue onde você quer e, além disso, durante quanto tempo essa ação será necessária. Desta forma, a captação tem que ser suficiente, com folga, para levar a empresa até além da data estimada para seu próxima etapa. Tenha sempre um horizonte de mais de 1 ano de caixa.O ideal é mais de 1,5 ano, uma vez que um novo processo de captação pode facilmente durar mais de 6 meses.
O tempo
Quanto tempo você definiu no plano de negócios para que sua empresa atinja seus objetivos. Se o investidor for de fundo, é importante entender o tempo de duração do fundo. Além da mecânica de remuneração dos gestores e o perfil dos investidores cotistas do fundo.
Essas informações dirão muito sobre o que, na prática, é o horizonte de tempo desse investidor. Busque também referências de empreendedores que já foram investidos por ele.
É mais interessante o investidor personificado por empreendedores, indivíduos ou grupos mais experientes, que já realizaram muito. Aqueles que construíram grandes negócios, empregaram muitas pessoas, viveram ciclos e crises, caíram e levantaram-se.
Sem complicação
No mundo da busca por investidores ha uma máxima. Começou a complicar a conversa pelo lado do investidor, a burocracia começou a emergir e de repente surge uma névoa que impede de evoluir de forma rápida e objetiva na negociação. Pode ter duas possibilidades: O investidor não está convicto no investimento e está criando formas adicionais de proteção.
O que não vale a pena nem pra você nem pra ele. Ou ele não sabe o que está fazendo e isso vai atrapalhar a sua vida e a da sua empresa no futuro.
Complementos
Entenda quais as competências estratégias que você não tem hoje na sociedade e busque-as num investidor. Mas, ao mesmo tempo, tenha muita clareza do que você e não quer. E se você parar pra pensar, vai lembrar de muita coisa que não quer.
Pense se eu estivesse começando a empresa hoje, eu traria essa pessoa ou esse grupo de pessoas para serem meus sócios? Eu terei prazer em conviver com essa turma pelos próximos anos ? Será divertido ? Será produtivo ? Vou me tornar uma pessoa melhor com eles ?
Os investidores são diretos e falarão o que é bom e o que não é no seu negócio. Melhore, mostre que você é realizador e continue persistindo. Precisa de mais informações. Cadastre-se no portal e solicite que enviamos para você. Seja também as outras matérias sobre o assunto